Debater a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: «da interdisciplinaridade às boas práticas»

A adesão ao 5º Simpósio de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), promovido pelo Centro de Desenvolvimento Luís Borges (CDLB) do Hospital Pediátrico de Coimbra, tem sido superior às expectativas da comissão organizadora, pelo que foi escolhido um novo local para a sua realização. O Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra vai receber este simpósio nos dias 16 e 17 de abril.

José Boavida, pediatra do Neurodesenvolvimento, responsável da Consulta de Hiperatividade do CDLB desde 1989 e membro das comissões organizadora e científica do simpósio, manifesta o desejo de que "pediatras, neuropediatras, pedopsiquiatras, médicos de MGF, psicólogos, educadores e muitos outros, possam aproveitar este espaço, para um conhecimento mútuo, um intercâmbio de ideias e experiências e a criação duma verdadeira ´COMUNIDADE PHDA` no País".

Este ano, o Simpósio PHDA tem o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Pediatria e conta com a parceria da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, sendo uma ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua de Professores.

Temas a abordar

David Coghill, professor sénior em Psiquiatria da Infância e da Adolescência na Universidade de Dundee na Escócia, é o convidado internacional da edição deste ano. A comissão organizadora salienta que o especialista tem um interesse particular na PHDA, comportamentos disruptivos e psicofarmacologia. As suas intervenções incidirão sobre a "Relação entre cognição e sintomas da PHDA" e "Otimização da terapêutica".

Ao longo dos dois dias serão discutidos temas como "PHDA - Do centro de Saúde ao Hospital: relação bidirecional", "A consulta de PHDA do Hospital Pediátrico de Coimbra", "PHDA e ´Síndroma das Pernas Inquietas`", "Vida de relação na PHDA: Ansiedade e depressão; competências Sociais".

Do programa faz também parte uma intervenção sobre o Clube PHDA, que consiste numa iniciativa de empreendedorismo social patrocinada pela CUF com o objetivo de "promover o desenvolvimento saudável e uma integração bem sucedida das crianças com PHDA nos vários contextos onde se inserem: na família, na escola e na sociedade".

Para Filipe Glória e Silva, pediatra do Hospital CUF Descobertas e responsável pelo projeto Clube PHDA, o convite para participar na reunião foi recebido "com muito agrado", considerando ser "muito importante a partilha dos avanços científicos, de experiências bem sucedidas e de boas práticas no domínio da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, uma condição em que a colaboração transdisciplinar é fundamental".

Anos incríveis
Subordinado ao tema: "Da interdisciplinaridade às boas práticas", o simpósio inclui a realização de um workshop sobre o programa "Anos Incríveis – Básico para Pais". Esta formação, que decorrerá no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, visa sensibilizar os formandos para as "potencialidades preventivas e interventivas de um programa empiricamente validado", quando aplicado a pais de crianças entre os 3 e os 8 anos de idade com sintomas de PHDA.

Secretariado: geral@simposio-phda.pt


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda