KRKA

Secretário de Estado da Saúde felicita Escola de Enfermagem de Coimbra por ser centro colaborador da OMS

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, afirmou hoje, em Coimbra, que a realização da X Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia «é um facto muito positivo para o nosso país» e também para a cidade que o está a acolher.

Manuel Ferreira Teixeira, que interveio neste encontro, a decorrer no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), quis, ainda, «felicitar a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) por ter integrado a Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia», sendo o primeiro centro colaborador da Península Ibérica para esta área e o quarto ativo a nível europeu.

Esta Conferência, que se iniciou quarta-feira (23 de julho), termina amanhã, dia em que é aguardada a presença de outro governante, o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.

Antes (10h30), vai falar-se sobre “Cobertura universal em saúde: recursos humanos em saúde e a promoção da equidade”, título da comunicação a proferir pelo diretor do Centro Colaborador da OMS para as Políticas de Pessoal de Saúde e Estratégias de Planeamento, Gilles Dussault.

É a primeira vez que os Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia se reúnem em Portugal. Assessores e conselheiros regionais da OMS dos cinco continentes estão a debater o papel que os Estados, as organizações, os profissionais de saúde (sobretudo os enfermeiros) e a sociedade civil podem ter na redução das desigualdades em saúde.

O evento, que conta com o patrocínio da Direção-Geral da Saúde, é organizado pela ESEnfC, pela sua Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) e pela Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia.
A conferência de encerramento está marcada para amanhã, às 16h30. Falarão a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, e o presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda