My Servier

Saúde Mental na Comunidade: Hospital de Santarém realizou mais de 400 visitas ao domicílio num ano

Em apenas um ano de atividade, e em contexto de pandemia, a equipa de Saúde Mental na Comunidade do Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou mais de 400 visitas domiciliárias.

Este grupo de profissionais assegurou, desta forma, "a prestação de cuidados globais essenciais de saúde mental, a nível de ambulatório e de internamento, à população da área de influência do HDS".



A unidade hospitalar sublinha ainda que, desde 2020, "esta equipa atua de forma a minimizar recaídas da doença mental grave e diminuir o impacto da Covid- 19 (do confinamento e da dificuldade em lidar com as medidas restritivas de proteção)". Para tal, intervém através das teleconsultas e da consulta domiciliária, permitindo "diminuir o recurso ao Serviço de Urgência e a necessidade de internamento hospitalar".

Reabilitação social

Este primeiro ano de intervenção “tem sido traduzido em ganhos em saúde ao nível da diminuição de internamentos e da reabilitação social, assim como a diminuição do absentismo do cuidador”, afirma um dos membros da equipa, Cremilde Costa, enfermeira no HDS.

No âmbito da intervenção de saúde mental na comunidade, e de acordo com o Plano Nacional de Saúde Mental (PNSM), as equipas comunitárias de saúde mental para a população adulta têm como objetivo "aproximar os serviços de saúde mental da população que acompanham e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem e adoecem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda