Cepheid Talks

Saúde Mental: CHAlgarve quer «estimular uma maior articulação entre os profissionais»

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala amanhã, 10 de outubro, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHAlgarve vai dedicar uma semana aos profissionais do setor da saúde, abordando, através de diversas palestras, "algumas das temáticas mais relevantes na prática clínica diária".

“Pretendemos com estas iniciativas promover a saúde mental e estimular uma maior articulação e cooperação entre os profissionais das diferentes áreas e categorias profissionais no setor da saúde, apostando nos cuidados especializados de maior qualidade e diferenciação” explica David Estevens, diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Algarve.

Para além das palestras ao longo da semana, está agendada para o dia 14 de outubro uma mesa redonda sobre a temática dos "Cuidados Primários e Continuados em Saúde Mental".

A iniciativa, aberta a todos os profissionais de saúde, decorre no auditório da Unidade de Portimão do CHAlgarve, com transmissão simultânea para a sala de formação da Unidade de Faro, e conta com a intervenção do diretor do Departamento de Saúde Mental, David Estevens, e da diretora do Serviço de Psiquiatria 1 da Unidade de Faro, Ana Cristina Trindade.



Paralelamente ao programa de palestras dirigidas a profissionais de saúde que decorre nas instalações do centro hospitalar, alguns profissionais do Serviço de Psiquiatria 2 da Unidade de Portimão vão participar em três iniciativas na comunidade.

A primeira decorre logo no dia 10 de outubro, pelas 19h00, no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), com uma palestra sobre o tema "Intervenção na Crise em Contexto Escolar", proferida por Marina Carvalho, psicóloga clínica no CHAlgarve, sendo dirigida aos profissionais do Instituto.

No dia 11 de outubro, às 17h00, a temática da «Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Doença» vai estar em destaque na Câmara Municipal de Monchique com uma palestra aberta à população, proferida pela psiquiatra da Unidade de Portimão Maria do Carmo Cruz.

Já no dia 12, pelas 10h00, a Equipa de Saúde Comunitária das Terras do Infante da Unidade de Portimão do CHAlgarve irá dirigir-se aos profissionais de saúde do Centro de Saúde de Vila do Bispo para falar sobre “Saúde Mental na Comunidade”.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda