KRKA

Saúde e Arquitetura «num diálogo enriquecedor»

Nos dias 20 e 21 de outubro a Fundação Calouste Gulbenkian promove, através do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde, um evento intitulado "Saúde e Arquitetura em Diálogo". A Comissão Organizadora sublinha o facto desta iniciativa reunir, "num diálogo enriquecedor, duas áreas de forte expressão social, a arquitetura e a saúde" e de abordar esse diálogo numa perspectiva histórica, da Idade Média até aos dias de hoje".



No primeiro dia, e sob a moderação de Francisco George, diretor-geral da saúde, as conferências estarão focadas na evolução da estrutura e organização dos hospitais (medieval cristão, medieval islâmico, renascimento, iluminismo, romantismo, modernidade), com intervenções nomeadamente de especialistas ingleses sobre "The first hospitals - a healthy environment?" e "Medieval Islamic hospitals: between tradition and innovation".

Da parte da tarde, além de uma palestra de um convidado espanhol, António Barros Veloso e José Sarmento de Matos desenvolverão o tema: "Hospital de Todos-os Santos - A political and architectural view".

No final do primeiro dia terá ainda lugar a inauguração da exposição "Saúde e Arquitetura em Diálogo", onde serão exibidos objetos, plantas e maquetes de unidades hospitalares portuguesas. Até dia 20 de dezembro a exposição pode ser visitada no piso 01 da Fundação Calouste Gulbenkian (hall dos Congressos).


António Barros Veloso, pianista e especialista em Medicina Interna e em Oncologia Médica, é um dos comissários da exposição, juntamente com os arquitetos António Belém Lima e Teresa Nunes da Ponte, que contam com a colaboração científica da arquiteta Teresa Heitor e do olissipógrafo José Sarmento de Matos.

O segundo dia do Fórum Gulbenkian de Saúde 2015 será dedicado aos novos conceitos de funcionalidades do ambiente, arquitetura e design, "que têm influência na saúde e bem-estar", salienta a Comissão Organizadora na apresentação do evento. Estarão presentes oradores de Inglaterra, Alemanha e Dinamarca.

As conclusões do evento ficam a cargo de Manuel Salgado, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, e de Isabel Mota, administradora da Fundação Calouste Gulbenkian. O presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, intervém na sessão de abertura, junto com Teresa Nunes da Ponte, comissária da exposição.



Contactos:
Programa Gulbenkian Inovar em Saúde 
Email: forum.saude@gulbenkian.pt
Telf.: +351 217823560

Inscrição
A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia, podendo ser efetuada online aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda