São João investe num novo sistema robótico para intervenções cirúrgicas à coluna vertebral
O São João tem em funcionamento um novo sistema de orientação robótica para intervenções cirúrgicas à coluna vertebral, sendo o primeiro hospital português e um dos poucos na Europa a utilizar este sistema robótico, que permite uma abordagem personalizada e adaptada para cada doente.
O novo sistema de orientação robótica permite aos cirurgiões visualizar a anatomia do utente, planear o procedimento em 3D e executá-lo com precisão.
As imagens anatómicas em 3D auxiliam os cirurgiões no planeamento da colocação e do ângulo dos utensílios e implantes. Desta forma, as simulações dos procedimentos cirúrgicos em 3D permitem aos cirurgiões criar um plano personalizado antes do utente entrar na sala de operações.
Durante o procedimento, o sistema monitoriza a posição dos instrumentos em relação à anatomia do utente e o braço articulado permite um controlo e uma grande precisão na colocação de utensílios e implantes, tornando possível abordagens minimamente invasivas. Desde a entrada em funcionamento, já foram realizadas 16 cirurgias à coluna vertebral com recurso a este sistema.
"A aquisição deste equipamento é um grande avanço para a medicina cirúrgica em Portugal. Significa que os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passam a ter acesso a avanços tecnológicos inovadores e diferenciadores, com ganhos elevados no seu tratamento.", afirma Francisco Serdoura, Diretor do serviço de Ortopedia.
Recentemente, o serviço de Ortopedia do São João começou a utilizar um sistema combinado de navegação e imagem 3D em procedimentos à coluna vertebral. Este equipamento vem diminuir a exposição à radiação, eliminando a necessidade constante de um controlo com raio-X durante a cirurgia, além de possibilitar a utilização de uma imagem intraoperatória clara e precisa, o que enriquece a informação de que o cirurgião dispõe no procedimento. Este equipamento de navegação e imagem 3D pode ser combinado com o braço robótico, trazendo claros benefícios.
“Enquanto hospital universitário de referência que presta cuidados altamente diferenciados, com responsabilidades na Via Verde Trauma, o São João tem o compromisso de investir no avanço tecnológico na área da saúde, nomeadamente na robótica, consolidando-se como uma referência em cuidados cirúrgicos de alta precisão.”, acrescenta Elisabete Barbosa, Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares.
O São João é centro de referência para o tratamento de doentes com trauma grave. O serviço de Ortopedia e Traumatologia do São João realiza, em média, 400 cirurgias à coluna vertebral por ano, entre situações de traumatismos e de patologias, como as escolioses.

