KRKA

Reunião Conjunta 2014 promove tributo a investigadores

“Fazer uma espécie de tributo a algumas linhas de investigação, sobretudo ao esforço que alguns profissionais têm feito para manter a investigação sólida nestas áreas” é o principal objetivo da Reunião Conjunta 2014 – “Da investigação à prática clínica”, realizada pelo Grupo de Estudo de Biologia Celular e Genética Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com o Registo Nacional de Miocardiopatia Hipertrófica e o Estudo Português de Miocardiopatia Dilatada Familiar, que está a decorrer esta sexta e sábado.

Quem o afirma é Elisabete Martins, coordenadora do grupo, acrescentando que este é também um importante momento de diálogo, que conta não apenas com a presença de cardiologistas, mas também de geneticistas e outros profissionais da área. “Esta é uma das missões do grupo de estudos e destas reuniões: fazer uma interface com as associações científicas, no sentido de promover o diálogo e pensar em novos projetos de investigação”, indica Elisabete Martins.

Referindo que a reunião está a corresponder às expectativas Nuno Cardim, coordenador do Registo Nacional de Miocardiopatia Hipertrófica, salienta que o pretendido é criar espírito de equipa, motivar e convencer as pessoas que é essencial que todos colaborem.

“Precisamos de todos e não só dos grandes centros, trata-se de um registo nacional, com todos os centros do país, de Norte a Sul, incluindo ilhas.”

Quanto ao Registo, Nuno Cardim explica que o objetivo é conhecer a realidade portuguesa, relativamente a como é diagnosticada, tratada e abordada a cardiopatia hipertrófica.



A Just News acompanhou a Reunião e disponibiliza para consulta um conjunto de fotografias, acessíveis aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda