KRKA

Reumatologia: Curso online com «foco nas necessidades pragmáticas da Medicina Familiar»

“Este curso é decididamente orientado para os aspetos fundamentais da prática em Reumatologia: o inquérito, o exame clínico e a estratégia diagnóstica”, explica José António Pereira da Silva, responsável pelo Curso de Reumatologia: Ciência na Prática Clínica.

O evento organizado, anualmente, pela Associação de Reumatologia de Coimbra (ARCo) e pela Clínica Universitária de Reumatologia (CURe) decorre, este ano, online, nos dias 25 e 26 de fevereiro.

“Este curso adota um foco explícito nas necessidades pragmáticas da Medicina Geral e Familiar (MGF), que primariamente acolhe estes doentes e procura uma fundamentação científica sólida, mas transforma-a em recomendações práticas bem sustentadas em evidência, ao invés de elaborações teóricas”, especifica.

O diretor do Serviço de Reumatologia do CHUC realça que “o espírito deste curso, juntamente com a interatividade, justificam o grande entusiasmo com que o curso é acolhido pelos cerca de 400 médicos que o frequentam anualmente”.

O facto de em 2021 a pandemia obrigar a que aconteça no formato online acaba por ser uma oportunidade para chegar a médicos de todo o país e também dos PALOP, nomeadamente  Cabo Verde, além do próprio Brasil.


José António Pereira da Silva

As diversas sessões são dedicadas a quadros clínicos comuns na prática diária, propondo uma estratégia de diagnóstico e intervenção que seguidamente é debatida com recurso a casos clínicos interativos. Num dos simposia terapêuticos será debatido o uso de vitamina D, assunto especialmente pertinente nestes tempos de pandemia.

“Há todas as razões para prever que o confinamento faça agravar a já acentuada carência de vitamina D em Portugal. É sabido há muito que essa carência está associada a risco agravado de infeções por coronavírus.”

Continuando: “Recentemente há já estudos que sugerem fortemente que a suplementação com vitamina D pode reduzir a gravidade e a mortalidade por infeção SARS-Cov-2”. O reumatologista indicou mesmo que “em face destes conhecimentos é muito questionável que se privem as pessoas, especialmente os idosos, de suplementos de vitamina D no momento que atravessamos", lembra José António Pereira da Silva.

Apesar do impacto da covid-19, o responsável considera que é importante evitar que “a pandemia ofusque as outras patologias”, daí que o objetivo deste curso seja mesmo falar de doenças reumáticas, “problemas de saúde que causam, também grande sofrimento”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda