Cepheid Talks

Contributo do RefreshMed para «formar novos médicos de família» em viseu

"Contribuir ativamente para formar novos e melhores médicos de família" é o compromisso da Comissão Organizadora das Jornadas Médicas Dão-Lafões, cuja 4.ª edição se realiza nos dias 7 e 8 de setembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.​


Maria Helena Sousa

A presidente das Jornadas, Maria Helena Sousa, partilha do mesmo empenho no processo de formação dos jovens médicos. Para a médica de família na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Vouzela, "a constante atualização e a busca incessante pelo conhecimento são pilares fundamentais para a apresentação de cuidados em saúde de excelência".

Maria Helena Sousa, que preside às Jornadas desde a 1.ª edição e que durante vários anos foi a única diretora do Internato Médico de MGF de Viseu, refere mesmo que "apostar no RefreshMed 18 é apostar em ti, é uma aposta ganha!"

Em declarações à Just News, a propósito deste projeto levado a cabo pelos médicos internos da região, a médica afirma: "Sinto-me mesmo muito orgulhosa de ser diretora do Internato."



O evento é organizado por um grupo de internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) da região Dão-Lafões desde 2015. No ano seguinte, as jornadas passaram a ser organizadas pela Associação RefreshMed, criada precisamente com o propósito de impulsionar a atividade formativa na região.

Aprender a gerir a polimedicação no idoso

"Personalização da prescrição no idoso" é o tema de um dos workshops que se realizam durante o período da tarde do segundo dia das Jornadas e que vão contar com a participação de Anabela Andrade, Bárbara Pessoa e Hélder Farinha, médicos de família e membros do Grupo de Estudos de Saúde do Idoso da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).



Segundo a Comissão Organizadora, com este workshop os participantes poderão aprender "a reconhecer a prescrição inapropriada de medicamentos, gerir a polimedicação e verificar o impacto da revisão terapêutica, conhecendo as interações potencialmente perigosas".

O programa completo pode ser consultado aqui.

A submissão de resumos pode ser efetuada até dia 7 de julho
Podem ser consultadas mais informações aqui: https://www.refreshmed.net 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda