KRKA

Reabilitar o doente amputado: diferentes pespetivas

A Consulta de Amputados do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) organiza, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2015, no Hotel Eurostars, a 5ª edição do Curso Teórico-Prático de Amputados.

A formação visa contribuir para a "melhoria dos conhecimentos dos médicos de Medicina Física e de Reabilitação, bem como de outras especialidades e grupos profissionais, que desejem aprofundar conhecimentos no âmbito da reabilitação e protetização dos doentes amputados, quer do membro superior quer do inferior".

A organização salienta ainda que serão debatidos temas relacionados com a orientação clínica dos doentes amputados, "desde a perspectiva da Cirurgia Vascular, Ortopedia, Consulta da Dor, Cardiologia, Psicologia e Medicina Física e de Reabilitação".

O programa está organizado em seis sessões, intituladas: "Cirurgia de amputação: o primeiro passo da reabilitação", "Cuidados e complicações no amputado", "A reabilitação do amputado de membro superior", "A reabilitação do amputado de membro inferior", "Reabilitação global do doente amputado" e "Novas tecnologias de protetização - demonstração prática".

Além de vários profissionais do CHSJ e dos diretores dos Serviços de Cirurgia Vascular, Ortopedia e MFR deste Centro, o curso conta com a participação de especialistas de outras unidades, como é o caso do Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar do Funchal, Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital São Teotónio Viseu e da Associação Portuguesa de Amputados.

Durante a ação de formação irão também intervir doentes, amputados de membro superior e inferior, que darão os seus testemunhos pessoais sobre o impacto psicossocial da amputação, nomeadamente no âmbito da atividade desportiva.

Contacto: 5cursoproteses@gmail.com

Inscrição:
Valor da inscrição - 50 euros.
Inclui palestras, coffee-breaks e almoço de trabalho.
Sócios da Andamus- Associação Portuguesa de Amputados - 40 euros

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda