Cepheid Talks

Reabilitação respiratória e cardíaca: fisioterapeutas organizam Jornadas em Aveiro

Agendadas para dia 14 de março de 2020, as Jornadas em Fisioterapia Cardiorrespiratória são organizadas pelo Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.

É com uma mesa redonda dedicada à "Fisioterapia na pessoa com condição respiratória grave" que tem início o evento, que decorrerá na Universidade de Aveiro.

Um dos oradores nesta sessão é Miguel Gonçalves, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que irá abordar o tema "Fisioterapia no doente em ventilação prolongada".

O fisioterapeuta do Serviço de Pneumologia e do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) deu recentemente a conhecer à Just News o trabalho desenvolvido no âmbito do programa que coordena, o CAI_Vent - Centro de Apoio Integrado ao Doente sob Ventilação Mecânica Prolongada.



Reabilitação respiratória e reabilitação cardíaca

A "Reabilitação Respiratória" é o tema da outra sessão que se realiza ainda durante o período da manhã. Entre os oradores, estará presente Alda Marques, coordenadora do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab 3R) da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. "Família: uma peça escondida a (des)envolver na reabilitação respiratória?" é o tema que irá desenvolver.

Da parte da tarde, e no âmbito da sessão sobre "Reabilitação Cardíaca", Ana Abreu, cordenadora do programa de Reabilitação Cardíaca no Hospital de Santa Maria, partilhará "Uma visão nacional da reabilitação cardíaca".

Além da cardiologista e cordenadora do Mestrado em Reabilitação Cardiovascular da FMUL, participam também nesta mesa redonda os fisioterapeutas Pedro Matos Silva, com uma intervenção sobre "Particularidades do treino de exercício em pessoas com doença cardíaca", e Ágata Vieira, que abordará a "Reabilitação cardíaca no domicílio".

Antes da sessão de encerramento realiza-se ainda uma sessão intitulada: "Peças adicionais importantes ao puzzle para melhorar os cuidados de saúde à pessoa com doença respiratória e cardíaca".

Para mais informações: gifcr@apfisio.pt





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda