Cepheid Talks

Psicopatologia Fenomenológica: «Uma área em ressurgimento, importante no tratamento dos doentes»

Estão abertas as inscrições para o curso intensivo online “Essentials of Phenomenological Psychopatology – Key Concepts for Clinical Practice”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM).

“É uma resposta ao interesse crescente pela Psicopatologia Fenomenológica nos últimos anos, reconhecendo-lhe um papel importante na Psiquiatria e Humanidades Médicas, particularmente no diagnóstico e tratamento dos doentes”, afirma à Just News, Luís Madeira, psiquiatra e coordenador do curso.

Para Luís Madeira, “a Psicopatologia tem como objetivo principal encontrar palavras para o sofrimento humano, promovendo a clarificação desses mesmos conceitos e da linguagem que usamos”.

Como acrescenta: “Esta é uma área seminal na Psiquiatria e, apesar de no último século ter perdido influência, estamos perante o ressurgimento da Psicopatologia, numa nova complexidade, por incluir pontes para desenvolvimentos recentes das humanidades médicas e neurociências.”


Luís Madeira

O especialista explica ainda que “o sofrimento humano é por natureza subjetivo e tem uma dimensão “ecológica”/ambiental, pelo que qualquer prática clínica despojada disso corre o risco de ser sobre simplificada, limitando a validade e fiabilidade do diagnóstico e da investigação clínica”.

E precisamente para o evitar, a SPPSM organiza este curso intensivo online, com aulas diárias gravadas, permitindo flexibilidade e sessões de intervisão e supervisão, a iniciar-se em 1 de setembro e com duração de 1 mês.

“Será em inglês, porque o objetivo da SSPMS é a sua expansão além-fronteiras, não se cingindo apenas a participantes nacionais. Destina-se a todos os interessados, quer sejam médicos ou especialistas de outras áreas das humanidades e ciências sociais"

O cerne do curso é lecionado por Luís Madeira, estruturando-se em cinco módulos: introdução; aspetos ontológicos; estruturas básicas da consciência; aplicabilidade clínica; e mais dois sobre assuntos de interseção, como a Cultura, a Filosofia e a própria Psiquiatria.

Podem ser consultadas mais informações aqui.


O boletim de inscrição pode ser consultado aqui.

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda