KRKA

Psicólogos nos hospitais do SNS: «Existe uma procura muito grande por estes profissionais»

A crescente abertura de serviços de Psicologia Clínica nos hospitais públicos representa, para os profissionais que os integram, “uma oportunidade mas também uma responsabilidade”, frisou o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, ao intervir numas Jornadas realizadas no Hospital de Vila Franca de Xira.




O evento, que decorreu em novembro, com um programa que se estendeu por dois dias inteiros, foi organizado pelo Serviço de Psicologia Clínica e de Saúde do HVFX, cujos elementos o bastonário da OPP felicitou pela celebração do recente 1.º aniversário da sua inauguração.

Francisco Miranda Rodrigues foi, aliás, o convidado principal da sessão de abertura das Jornadas, idealizadas em torno do tema “A Psicologia na Saúde”, e a quem a diretora do Serviço, Ana Garrett, deu a palavra, depois de fazer questão de sublinhar que “o Conselho de Administração do Hospital se empenhou imenso quando foi abordado no sentido da sua criação”.


Francisco Miranda Rodrigues

A organização da valência de Psicologia nos hospitais do SNS com base num serviço próprio foi formalmente impulsionada no final de 2017, através de um Despacho assinado pelo então secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. Isso mesmo foi recordado pelo bastonário da OPP, afirmando que tal “tem vindo a ser cada vez mais uma realidade”, não vendo atualmente a implementação desse modelo de organização com a preocupação que sentiu no início do processo.

Contudo, sublinhou o consenso existente em torno da ideia de “ser preciso, certamente, desenvolver esforços no sentido de que sejam disponibilizados mais recursos humanos do que aqueles que existem hoje em dia”. Não só para facilitar o acesso da população ao psicólogo clínico, mas também porque o seu grau de escrutínio e de exigência relativamente aos cuidados que são prestados é atualmente “muito maior”.


Carlos Andrade Costa, Ana Garrett e Francisco Miranda Rodrigues

Daí que Francisco Miranda Rodrigues considere que os psicólogos, neste caso, dos serviços hospitalares públicos “têm agora uma oportunidade mas também uma responsabilidade acrescida, antes de mais, para com a população que os procura”. E as listas de espera nesta área, que, aliás, se verificam tanto no público como no privado, “demonstram que existe uma procura muito grande por estes profissionais”, de quem os utentes esperam “uma prestação de qualidade excelente”.




Reforço da equipa de Psicologia Clínica do HVFX

Carlos Andrade Costa, presidente do CA do Hospital de Vila Franca de Xira, que esteve presente na sessão de abertura das Jornadas – fazendo-se acompanhar da diretora clínica, da enfermeira diretora e dos restantes dois vogais executivos do Conselho --, agradeceu o “grande entusiasmo” com que a diretora Ana Garrett e os restantes sete elementos do novo Serviço de Psicologia Clínica e de Saúde se têm dedicado ao projeto. E afirmou:

“Temos cada vez mais consciência do papel fulcral que também a Psicologia representa para a qualidade integral da prestação de cuidados em saúde e daquilo que é a responsabilidade do SNS, integrando uma multiplicidade de saberes e afirmando-a no que é o produto final de uma equipa de saúde que tem na recuperação do estado do doente o seu principal objetivo.”

A boa notícia surgiu a seguir: “Até ao final deste ano, abriremos um procedimento concursal para contratar dois psicólogos clínicos.” Mas fez o anúncio consciente de que “fazem falta mais”, até porque nas próximas semanas “nos espera uma grande aventura” com a criação da ULS Estuário do Tejo.


Carlos Andrade Costa

“Vamos ter que desenvolver mecanismos de articulação com os nossos colegas dos Cuidados de Saúde Primários, teremos que nos integrar com eles em projetos da comunidade e na comunidade -- até porque também temos que ir nós ao encontro das pessoas --, projetos esses que sejam fazedores da diferença e daquilo que são os ganhos em saúde”, afirmou Carlos Andrade Costa.

O responsável terminou a sua intervenção assumindo estar o CA comprometido em continuar a apoiar o Serviço de Psicologia Clínica e de Saúde do HVFX: “Eu sei que tem uma enorme vontade de crescer, de se tornar mais sofisticado naquilo que são as suas abordagens e que também quer arrancar para novos projetos.”


O bastonário da OPP com a equipa do Serv. Psicologia do HVFX: Filipa Rogério, Joana Gonçalves, Mariana Serras, Vanda Cordeiro, Ana Garrett, Vera Silva, Vera Guimarães e João Ribeiro

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda