KRKA

Informar e envolver utentes e profissionais: USF Maxisaúde lança 2.ª edição do Jornal

Dar a conhecer a importância da consulta pré-concecional, com o testemunho de profissionais e da utente Nuria Bouza, e partilhar informação sobre "quando marcar e como marcar" a Consulta Aberta. Estes são dois dos objetivos de mais uma edição do Jornal lançado pela USF Maxisaúde.

No editorial deste número, a enfermeira Fernanda Macedo, diretora adjunta do jornal MaxiSaúde em Revista, destaca o coordenador da USF: "Queremos que conheça quem lidera esta equipa – o nosso Coordenador – Dr. Carlos Falcão. Tem sido um pilar e é também um elemento crucial na determinação e no nosso crescimento como Equipa de Saúde."


Carlos Falcão

Em entrevista, Carlos Falcão explica a reestruturação que foi efetuada na unidade devido à pandemia por covid-19, anunciando que está agora a ser reforçada "a retoma da sua atividade programada habitual, com algumas modificações em relação aos procedimentos pré-pandemia". 

As explicações sobre as mudanças não ficam por aqui. Considerando ser uma mais-valia a inclusão de todos, o que passa por uma partilha profícua de informação junto dos utentes, bem como de profissionais, Carlos Falcão perspetiva o que poderá ocorrer "quando a situação sanitária se normalizar", já que "certas regras de funcionamento da USF terão de ser revistas".

Consulta pré-concecional é ainda mais útil face à pandemia

Igualmente em destaque nesta edição está a consulta pré-concecional, que pretende ser "um veículo para reforçar as atividades de promoção da saúde dirigidas ao período que antecede a conceção, de forma a criar um terreno propício para uma gravidez saudável".

Esta valência da unidade é considerada pela equipa como "ainda mais importante neste momento", uma vez que o planeamento de uma gravidez em contexto de pandemia se pode revelar um desafio. O mesmo é confirmado pela utente Nuria Bouza, que será mãe pela primeira vez:

"Pode chegar a ser desmotivador. Certamente é uma preocupação e faz com que tudo seja mais complicado desde o dia a dia (trabalho, passeios, etc.) passando por todas as grandes compras necessárias para o futuro bebé, até uma coisa muito importante, como é poder conviver e disfrutar com as pessoas mais próximas."

E faz questão de acrescentar precisamente a "maneira encorajadora, de suporte e ao mesmo tempo informativa da equipa de saúde".


Maria Perez com a utente Núria Bouza 

Consulta Aberta: mais literacia e otimização da valência 


Além de dar a conhecer, de forma mais ampla, algumas das valências da unidade, como a consulta pré-concecional, o Jornal da USF Maxisaúde pretende também ser um veículo relevante para um melhor conhecimento e utilização dos recursos, conforme explica Gonçalo Martins, secretário clínico, nesta 2.ª edição:

"A acessibilidade do utente a cuidados de saúde, na nossa Unidade, sempre foi e será um ponto importantíssimo nos cuidados que prestamos aos nossos utentes."

Nesse sentido, sublinha que "a USF Maxisaúde oferece aos seus utentes a possibilidade de marcarem uma consulta aberta no próprio dia, de segunda a sexta feira, das 08:00 às 20:00 horas (última marcação às 19:45)".



Esta consulta, que pode ser médica ou de enfermagem, é marcada sempre no próprio dia e tem registado "uma afluência cada vez mais crescente". Com o propósito de otimizar esta valência da unidade, é recordado nesta edição do Jornal que "a Consulta Aberta é dirigida apenas a utentes com doença aguda, evitando deslocações desnecessárias ao hospital".

Como tal, são discriminadas as situações em que não pode ser solicitada uma consulta aberta e partilhado o apelo: "Por favor, ajude-nos a manter esta consulta para quem efetivamente precisa."



O Jornal pode ser consultado aqui.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda