Programa «Praia Acessível - Praia para Todos!» assinala 10 anos

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Turismo de Portugal I.P. assinalam os 10 anos do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”, no dia 12 de março, pelas 14h15, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa.

O evento contará com a presença de personalidades determinantes na dinamização do Programa, bem como de representantes de praias galardoadas ao longo destes 10 anos, e será apresentado o Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” para a época balnear 2015.

Esta iniciativa incluirá ainda a cerimónia de entrega dos prémios “Praia + Acessível” – que anualmente distinguem as melhores práticas – às praias vencedoras em 2014: a Praia de Pampilhosa da Serra, uma praia urbana deste concelho (1º lugar) e a Praia da Luz, do concelho de Lagos (2º lugar).

Em comunicado, o INR indica que, em 10 anos de história, assistiu-se a uma importância crescente deste Programa, que visa tornar acessíveis as praias portuguesas às pessoas com mobilidade condicionada, estendendo-se ao maior número possível de zonas balneares do Continente e das Regiões Autónomas".

No ano inicial, o Programa galardoou 49 praias acessíveis, registando-se, a partir de então, uma adesão cada vez maior por parte das câmaras municipais e dos concessionários, "sendo de assinalar", refere o INR, o número de galardões atribuído na época balnear de 2014, em que 194 zonas balneares foram consideradas acessíveis, o que corresponde a cerca de 35% do total nacional das zonas balneares oficialmente designadas.

Para além da relevância social e da equidade que representa para a sociedade, a promoção da acessibilidade vem assumindo também uma importância crescente na economia e na competitividade dos destinos, como forma de valorização da oferta turística e de diferenciação positiva, nomeadamente, nas praias, um dos recursos mais importantes da procura turística nacional e internacional.

Os municípios e concessionários de zonas balneares que tenham interesse em candidatar-se ao, para a época balnear 2015, poderão fazê-lo até 31 de março.

A entrega dos galardões e o hastear das bandeiras terão lugar no início da época balnear, após confirmação das condições de acessibilidade existentes nas zonas balneares candidatas.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda