Cepheid Talks

Primeiro centro de ecografia intracardíaca de Paris abre portas com o apoio do Hospital Geral de Coimbra

Marco Costa, coordenador da Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC) do Hospital Geral de Coimbra/CHUC e proctor de ecografia intracardíaca (ICE) no encerramento de apêndice auricular esquerdo (AAE), foi a Paris, no passado dia 4 de julho, para abrir o primeiro laboratório de ICE no Centre Cardiologique du Nord.

Em entrevista à Just News, o especialista conta que o acontecimento se deveu a um pedido feito por parte de colegas franceses que participaram previamente num dos cursos de ICE realizado em Coimbra e que se mostraram interessados em desenvolver mais esta técnica imagiológica de apoio ao encerramento de AAE.



Segundo Marco Costa, este será o primeiro centro na região de Paris a ter esta opção e o segundo em França. O primeiro foi aberto por colegas franceses que também vieram a um dos cursos de ICE em Coimbra. “Em França, tal como noutros países da Europa, existe uma grande carência de anestesistas de apoio aos procedimentos de Cardiologia de Intervenção estrutural e, por isso, a ecografia intracardíaca (que dispensa a anestesia geral) tem suscitado grande interesse e entusiasmo”, acrescenta.

Apesar de França estar a dar os primeiros passos nesta área, como neste país se encerram mais AAE, comparativamente com Portugal, o coordenador da UNIC acredita que, provavelmente, a curto prazo, ultrapassarão Portugal em número de procedimentos de AAE guiados por ICE.



O dia iniciou-se com uma apresentação teórica, que esteve a cargo de Marco Costa, à qual se seguiu a discussão dos três casos propostos para encerramento de AAE para fazer com a ajuda desta modalidade de imagem.

De acordo com o cardiologista de intervenção, “os procedimentos decorreram normalmente, sem complicações”, tendo participado nos mesmos cinco cardiologistas franceses (dois da área de Eletrofisiologia, dois cardiologistas de intervenção e um ecocardiografista).



Além de Marco Costa, estiveram na abertura do novo centro Luís Paiva, cardiologista de intervenção, e a técnica Raquel Fernandes, ambos da UNIC do HG/CHUC.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda