KRKA

Prémio Nacional de Saúde 2014

Até dia 30 de junho estão abertas as candidaturas ao Prémio Nacional de Saúde 2014, atribuído anualmente pela Direção-Geral da Saúde. O Prémio "visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência, no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspetos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde, uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde".

Ao vencedor do Prémio será entregue um colar em prata dourada e colocada, no átrio da entrada do edifício da DGS, uma placa com inscrição do seu nome, função e categoria.

O Prémio Nacional de Saúde foi criado em março de 2006. O então Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos, anunciava em Despacho Ministerial de 21 de março que, "sob a proposta do Diretor-Geral da Saúde", era lançado este Prémio, fazendo o seguinte enquadramento da iniciativa:
"A obtenção de ganhos em saúde, nas suas vertentes de promoção, prevenção e prestação de cuidados, reflete-se, necessariamente, no bem-estar dos cidadãos, das famílias e das populações, com todos os benefícios que daí decorre. Por outro lado, o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde, quando prestado em moldes excelentes, também contribui para o prestígio das instituições do Serviço Nacional de Saúde." Correia de Campos acrescenta no documento: "a institucionalização de prémios é um incentivo à obtenção daqueles ganhos, bem como ao desenvolvimento de um trabalho prestigiante para as instituições do Serviço Nacional de Saúde".

A candidatura é feita através do seguinte formulário, onde devem constar:
- Actividades desenvolvidas pelo candidato que se distinguiram pela relevância e excelência, no âmbito das ciências da saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde.
- Actividades desenvolvidas pelo candidato que tenham contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos de saúde ou para o prestígio das organizações no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

A atribuição do Prémio Nacional de Saúde terá lugar no dia 4 de outubro, data da comemoração da criação da Direção-Geral da Saúde, em 1899.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda