Cepheid Talks

Prémio Nacional de Medicina Interna 2020 atribuído a Pedro Marques da Silva

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2020 foi entregue, a título póstumo, a Pedro Marques da Silva, falecido no início do ano. Isabel Marques da Silva, a viúva, recebeu o galardão das mãos de João Araújo Correia, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), durante o Congresso Nacional da especialidade, que decorreu este fim de semana.


Espiga de Macedo, Isabel Marques da Silva e João Araújo Correia

"Foi um gigante na área da HTA e do risco cardiovascular"

Na homenagem esteve presente o amigo e cardiologista Espiga de Macedo, que destacou o exemplo que Pedro Marques da Silva foi e continuará a ser. “Era um modelo de bondade e de caridade que aceitou a sua missão com reconhecida humildade.”

O amigo referiu ainda, emocionado, que “como médico e homem de ciência foi um gigante na área da HTA e do risco cardiovascular, assim como da Medicina em geral”.


Pedro Marques da Silva

Recorde-se que o médico foi consultor hospitalar graduado em MI e especialista em Hipertensão Clínica pela Sociedade Europeia de Hipertensão. Foi também responsável pelo Núcleo de Investigação Arterial e coordenador do Ambulatório e da Consulta de Hipertensão Arterial e Dislipidemias da Unidade Funcional Medicina 4 do Hospital de Santa Marta-CHULC.

"Olhar ao espelho e gostar da nossa imagem"

A propósito das 9.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para Medicina Familiar, a Just News questionou Pedro Marques da Silva como descreveria o lema pelo qual regia a sua vida. A resposta de Pedro Marques da Silva na altura, em 2015, é elucidativa:


"Baseia-se em duas frases. São Paulo dizia: ´Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir entre elas.` E Jesus, interpelado sobre se vinha mudar a lei, respondeu: ´Não, venho para a escrever nos vossos corações.` O que quero dizer é que podemos enganar os outros, mas a nós mesmos não. Devemos todos os dias olhar-nos ao espelho e gostar da nossa imagem. Não nos conseguimos ver na perfeição, mas, pelo menos, que essa imagem não nos assuste."

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda