KRKA

Prémio Kaizen distingue Fernando Araújo pela resposta do CHUSJ à pandemia

"Este prémio, que muito nos honra, reconhece o esforço, a competência, o humanismo, o espírito de missão e de sacrifício que todos os profissionais do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) entregaram no ano de 2020", afirma o presidente do Conselho de Administração deste centro hospitalar, Fernando Araújo.

Uma dedicação, sublinha o responsável, "em prol do Serviço Nacional de Saúde e de todos os portugueses, especialmente os mais vulneráveis”.

Boas práticas

Atribuído a "todos os profissionais e, em particular, às equipas de gestão e a Fernando Araújo", o Prémio Kaizen, do Kaizen Institute, destaca as competências de gestão e a resposta dada pelo CHUSJ face à pandemia por covid-19.

O Prémio Kaizen, que conta com o apoio da APGEI, da APQ, da Católica Porto Business School, do CEIIA e da NOS, distingue "pessoas e organizações pelas práticas de melhoria contínua, envolvimento dos colaboradores, busca diária na luta contra o desperdício, capacidade de motivar equipas e foco nos utentes".



Empenho de todos os profissionais

Em março de 2020, quando se assinalava o primeiro ano de atividade de Fernando Araújo à frente do Conselho de Administração do CHUSJ, com resultados extremamente positivos, o responsável fazia questão de justificar esse "primeiro ano impressionante" como sendo, acima de tudo, um "resultado do empenho dos vários grupos profissionais".

Também agora, o médico e ex-secretário de Estado sublinha a importância de todos para a operacionalização bem sucedida do que foi planeado com antecedência:

"Logo em janeiro de 2020 nomeámos um gabinete de crise, elaborámos um plano de contingência e tentámos prepararmo-nos, de forma organizada, para aquele que terá sido o maior desafio que este hospital já registou. Alterámos infraestruturas, formámos pessoas, adquirimos equipamentos, alterámos a organização do proprio hospital. E isso foi fundamental para estarmos sempre um passo à frente da pandemia."



A experiência de gerir instituições locais, regionais e nacionais

Licenciado e doutorado pela FMUP, tem uma pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Especialista em Imuno-Hemoterapia, Fernando Araújo possui a Competência em Gestão de Serviços de Saúde pela OM. É professor auxiliar convidado da FMUP.

Já exerceu diversos cargos no CHUSJ: diretor do Serviço de Imuno-Hemoterapia, diretor do Centro de Medicina Laboratorial, coordenador do Centro de Biologia Molecular, adjunto da Direção Clínica, gestor dos Projetos Saúde XXI e presidente da Comissão de Avaliação Clínica dos Sistemas de Informação.

Foi sucessivamente vogal, vice-presidente e presidente da ARS Norte. Integrou o XXI Governo Constitucional como secretário de Estado adjunto e da Saúde. Entre outras múltiplas responsabilidades, presidiu ao Colégio da Especialidade de Imuno-Hemoterapia da Ordem dos Médicos.



Poucos dias antes de ser diagnosticado o primeiro caso de covid-19 em Portugal, Fernando Araújo afirmava com convicção à Just News: "Todos os profissionais do CHUSJ podem ser agentes importantes na revolução interna que está a ser feita.” Uma revolução que certamente foi muito útil para ultrapassar os enormes desafios que surgiram desde então.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda