Cepheid Talks

Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro com candidaturas abertas

Até dia 29 de maio estão abertas as candidaturas, na categoria “Família e Comunidade”, do Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro. A distinção é promovida pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio

O prémio visa homenagear os cidadãos com mais de 80 anos que continuam ativos e "reconhecer e perpetuar o nome e a personalidade da Dra. Maria Raquel Ribeiro, figura incontornável da Segurança Social, em Portugal, precursora de muitas das estratégias de intervenção ora consolidadas e que introduziu o tema e debate do Envelhecimento em Portugal". 

A quarta edição do Prémio contempla seis categorias (Intervenção Social; Arte e Espetáculo; Ciência e Investigação; Política e Cidadania; Ética e Saúde; Família e Comunidade) "de modo a divulgar e realçar exemplos de vida que contribuem para uma imagem positiva, participativa e interventiva das pessoas idosas". Contudo, só na categoria “Família e Comunidade” é possível e necessária a apresentação de candidaturas.

Podem ser candidatos as pessoas com 80 ou mais anos, residentes em Portugal ou com nacionalidade portuguesa, que desenvolveram e mantêm atividade relevante relacionada com a família e/ou com a comunidade onde se inserem. A candidatura pode ser apresentada pelo próprio ou por outra pessoa.

O formulário de apresentação de candidaturas está acessível aqui, podendo o regulamento ser consultado aqui.

Sobre a APP
A Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP) dedica-se, desde 2000, às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Para mais informações: appsicogerontologia1@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda