Cepheid Talks

Urgência hospitalar: HFF vai implementar sistema de triagem em pessoas institucionalizadas

É no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF) que vai começar a ser implementado um sistema de triagem para pessoas que estão institucionalizadas. De acordo com Paulo Freitas, presidente do Grupo Português de Triagem (GPT), até aqui, só a Inglaterra o tinha feito.

O projeto será apresentado na 4.ª Reunião Internacional do GPT, que decorre no próximo dia 10 de outubro, em Lisboa, que vai englobar, pela primeira vez, a Reunião Mundial do International Working Group do Manchester Triagem System, na qual vão estar presentes representantes de diversos grupos internacionais, de 25 nacionalidades diferentes.


Paulo Freitas

“O envelhecimento da população é uma realidade na Europa e a nível mundial. Mas o doente só deve ir à urgência hospitalar quando efetivamente tiver mesmo essa indicação. Para tal, é necessário aproximar os hospitais das instituições onde estes doentes estão”, diz o médico internista e diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

Primeiro curso de instrutores

Em declarações à Just News, Paulo Freitas adianta que, no dia a seguir à Reunião, terá já lugar o primeiro curso de instrutores, "que irão depois treinar os primeiros profissionais de saúde nesta área, havendo já, neste momento, instituições da área de influência do HFF selecionadas para iniciar o projeto-piloto".

De acordo com o médico, o objetivo é fazer uma primeira validação do protocolo com 1500 episódios de triagem. "Daqui a um ano, espera-se que se possam apresentar os primeiros resultados." 



Segundo Paulo Freitas, pretende-se que quando um doente tenha indicação para ir para o hospital "vá diretamente para um local onde se possa proporcionar o nível de cuidados que precisa. Deste modo, evita-se a sua entrada no circuito do doente ambulatório normal".

Com este sistema de triagem, outra das intenções é que, no momento em que o doente tem alta, "haja um fluxo continuo entre o hospital e a instituição que o volta a receber".

Por outro lado, caso o doente venha a ter indicação para ir à Urgência, o objetivo é que "possa ser retriado para que se possa tentar detetar algum agravamento da situação clínica ou ausência de resposta ao tratamento, entretanto instituído pelo médico do lar ou da instituição, para admiti-lo o mais rapidamente possível". 

Tudo começa por uma triagem telefónica entre o profissional de saúde da instituição e o do hospital, "em que o doente é avaliado e se decide se tem indicação para ir para o hospital".

Trabalho distinguido pelo Ministério da Saúde

Como é habitual, são várias as dezenas de Serviços de Urgência que vão estar representados na Reunião Internacional do Grupo Português de Triagem.

Agendada para dia 10 de outubro, a edição deste ano conta com a presença de elementos de todos os países que têm implementado a Triagem de Manchester, uma vez que também engloba a Reunião Mundial do International Working Group do Manchester Triagem System.


Reunião de 2017 do Grupo Português de Triagem: entrega da Medalha de Ouro

O trabalho desenvolvido pelo Grupo Português de Triagem tem vindo a ser reconhecido nacional e internacionalmente, tendo já sido distinguido pelo Ministério da Saúde, que atribuiu a Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro, "como forma de reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo GPT na organização da urgência". Esse foi, aliás, o momento que marcou a sessão de encerramento da Reunião do ano passado.

“Temos muito trabalho científico produzido, já formámos mais de 8000 pessoas, há programas de auditoria e controlo de qualidade por todo o país…”, sublinhou na altura Paulo Freitas, fazendo questão de deixar expresso, como tem feito em outras ocasiões, que "esse reconhecimento público é dirigido a todos os profissionais que trabalham com o Protocolo de Triagem de Manchester e não apenas aos 400 que integram o GPT”. 



O programa da 4.ª Reunião Internacional do GPT pode ser consultado aqui.
Contacto: gptcongresso2018@gmail.com 



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda