Porto vai receber conferência mundial sobre doenças respiratórias em Cuidados de Saúde Primários

Vai realizar-se em Portugal, em 2018, a 9ª Conferência Mundial do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), plataforma que congrega associações e grupos nacionais e internacionais na área da saúde respiratória em Cuidados de Saúde Primários (CSP) de todo o mundo. Em declarações à Just News, Jaime Correia de Sousa, presidente eleito do IPCRG, explica a importância do nosso país acolher esta reunião, de periodicidade bienal.

O especialista afirma que “a oportunidade de realizar a 9.ª Conferência Mundial do IPCRG em Portugal representa o reconhecimento da organização do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo GRESP - Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias a nível nacional e internacional e pela qualidade da candidatura apresentada pelo GRESP/Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF)”.

Para Jaime Correia de Sousa, a realização de uma Conferência como esta em Portugal representa igualmente um investimento na relação entre Portugal e Espanha e uma aposta nas perspetivas de crescimento do trabalho do IPCRG na América Latina e na África de expressão portuguesa.

“Estamos a considerar organizar sessões especiais e workshops para atender às expectativas dos colegas de países de língua portuguesa e espanhola, considerando possíveis barreiras linguísticas”, adianta o ex-coordenador do GRESP.

O responsável considera que o evento será “uma excelente oportunidade para os médicos de família e outros profissionais dos CSP portugueses apresentarem comunicações sobre doenças respiratórias e participarem em cursos e sessões temáticas e para conhecerem melhor o que se está a fazer nesta área noutros países”.

Jaime Correia de Sousa explica que as conferências do IPCRG têm caráter bienal e destinam-se à formação, à divulgação de resultados de investigação e à troca de experiências entre médicos e outros profissionais de saúde dos CSP sobre doenças respiratórias.



É também um espaço onde os diferentes grupos de trabalho do IPCRG se reúnem para fazer o ponto da situação e aprofundar os seus projetos. “Há habitualmente ampla oportunidade para a apresentação de comunicações livres com trabalhos de investigação ou experiências de implementação de projetos de prática quer sob a forma de comunicações orais, quer de posters”, indica.

E adianta que as duas últimas conferências do IPCRG (Edimburgo 2012 e Atenas 2014) ficaram ligeiramente acima dos 1000 participantes. “Esperamos uma ligeira subida para este ano, em Amesterdão, e contamos ficar acima dos 1300 na Conferência a realizar em Portugal em 2018”, menciona.



Jaime Correia de Sousa assume presidência do IPCRG em maio de 2016

Jaime Correia de Sousa tomará posse como presidente do IPCRG no final da 8.ª Conferência Mundial do IPCRG, que decorrerá em maio de 2016. Atualmente, é o australiano Ron Tomlins quem dirige a organização.

O "Board" (Conselho de Administração) inclui, adicionalmente, os seguintes elementos: o ex-presidente Niels Chavannes, da Holanda; a tesoureira Kristine Whorlow, Austrália; Ioanna Tsiligianni, da Grécia; Karin Lisspers, da Suécia: e Tan Tze Lee, de Singapura. Tem ainda como observador Anders Østrem, da Noruega. A CEO é Siân Williams, do Reino Unido.

O presidente eleito tem colaborado com o IPCRG de forma sistemática, desde 2008, como membro do “Research Committee” (Comité de Investigação). Posteriormente, começou também a colaborar no “Education Committee” (Comité de Educação).

O ex-coordenador do GRESP tem participado nos eventos do IPCRG como palestrante, desde a Conferência de Sevilha (2008), Toronto (2010), Edimburgo (2012) e Atenas (2014). Além disso, participou ativamente nas conferências de investigação de Londres (Stansted), em 2009, Amesterdão, em 2011, Uppsala, em 2013, e Singapura, em 2015.

Tem igualmente colaborado de forma ativa no “Primary Care Day”, que o IPCRG organiza anualmente dentro do Congresso da ERS (European Respiratory Society).

Desde 2012, Jaime Correia de Sousa é igualmente editor da Secção de Educação da Primary Care Respiratory Journal, a revista científica gerida em conjunto pelo IPCRG e pelo PCRS-UK, atualmente com a designação de npj Primary Care Respiratory Medicine, desde que é editada pela Nature, uma revista científica de grande qualidade, com um fator de impacto de 2,504.

Fundado em 2000, o IPCRG tem intervenções em diversos campos, tais como o consumo de tabaco, a asma, a DPOC, a rinite alérgica ou as infeções respiratórias.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda