Cepheid Talks

Pneumologista de referência mundial está em Coimbra para apoiar atividades técnico-científicas

Ao longo de duas semanas, o Serviço de Pneumologia A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), sob a direcção de Carlos Robalo Cordeiro, conta com a presença de Ulrich Costabel, professor emérito da Universidade de Diusburg-Essen. Entre 2 e 12 de maio, e no âmbito da estratégia de internacionalização do CHUC, são várias as atividades clínicas, científicas e laboratoriais que terão o seu apoio.

Carlos Robalo Cordeiro considera ser "uma importante mais-valia para o CHUC esta oportunidade de partilha de conhecimento científico com uma das mais relevantes personalidades europeias e mundiais de pneumologia dos últimos anos".

Acrescenta o médico que Costabel, recentemente jubilado, "prontificou-se a despender este período de tempo para nos apoiar no desenvolvimento de diversas atividades de âmbito técnico-científico".

Tendo-se dedicado particularmente à patologia intersticial pulmonar, Costabel é presidente emérito da Associação Mundial de Sarcoidose e Outras Granulomatoses (WASOG). Foi também membro do Comité Executivo da European Respiratory Society (ERS), presidente do Congresso Internacional da ERS (Munique, 2006). Foi ainda editor do European Respiratory Journal e publicou mais de 250 trabalhos em revistas científicas com Factor de Impacto.



De acordo com Carlos Robalo Cordeiro, Costabel vai apoiar "o desenvolvimento de diversas atividades clínicas, científicas e laboratoriais no Serviço de Pneumologia A do CHUC", nomeadamente, reuniões de caráter científico (3 e 9 de maio), reuniões multidisciplinares, com outras especialidades, de casos clínicos de patologia pulmonar intersticial (5 e 8 de maio) e um seminário no Anfiteatro 2 do pólo HUC-CHUC (5 de maio).

O especialista estará também presente em reuniões de discussão de propostas de doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em patologia intersticial, nomeadamente de um doutoramento de que Costabel será co-orientador.

Adianta ainda o responsável do Serviço de Pneumologia A que Costabel dará apoio no "início de técnicas laboratoriais diferenciadas no Laboratório de Investigação do Serviço de Pneumologia A". 


Ao longo destas duas semanas, e além de Ulrich Costabel, o CHUC conta também com a presença e apoio de Josune Guzman, destacada investigadora laboratorial na área da patologia pulmonar intersticial.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda