Cepheid Talks

Reabilitação e reintegração social em foco nos 50 anos do centro de Alcoitão

Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), realçou “a capacidade extraordinária de planeamento” dos fundadores do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA). Inaugurado há 50 anos, logo na altura se pensou nas vertentes de reabilitação e reintegração profissional, essenciais para os doentes, segundo referiu o provedor na sessão de encerramento do evento que assinalou os 50 anos da instituição.



Relembrando alguns momentos históricos, Pedro Santa Lopes disse estar emocionado ao ver o trabalho realizado pelos profissionais do CMRA, “sempre empenhados e dando esperança aos doentes”. Salientou também a existência da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, no CMRA, como forma de se apostar na formação e na investigação.



A celebração dos 50 anos foi marcada por várias iniciativas, destacando-se a apresentação do exoesqueleto, equipamento destinado a ajudar na reeducação da marcha no doente com lesão medular, sendo o CMRA o único centro de reabilitação, em Portugal, a dispor desta nova ajuda tecnológica.

Alcoitão também recebeu da Associação Salvador duas Xbox e seis tablets (uma doação da Microsoft Portugal), que se destinam à terapia ocupacional de crianças e jovens ali em tratamento.



Ponto alto do dia 20 de abril -- exatamente 50 anos depois de o CMRA ter recebido os primeiros doentes -- foi a inauguração de duas unidades habitacionais assistidas para jovens com incapacidade motora. “As pessoas vão passar aqui algum tempo, numa casa funcional, realizando as atividades do seu dia-a-dia e tendo sempre o apoio dos profissionais de Alcoitão”, afirmou Pedro Santana Lopes.



Com estas unidades, a SCML dá mais um passo na consolidação da sua aposta na área da Saúde, estratégica para a instituição, no sentido de concretizar e viabilizar respostas sociais relevantes e necessárias para a população.



Nesta festa de aniversário, Maria de Jesus Rodrigues, administradora e diretora clínica do CMRA, recebeu Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e Helena Lopes da Costa, administradora da SCML para a área da Saúde.

Entre muitos outros convidados, estiveram também presentes Luís Pisco, vice-presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e Salvador Mendes de Almeida, fundador e presidente da Associação Salvador. No final decorreu um momento musical com o cantor André Sardet.



Podem ser consultadas mais fotos na Galeria de imagens.







seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda