KRKA

Pediatras lançam manual atualizado de reanimação neonatal

Depois de três décadas, enquanto formadoras em reanimação neonatal, as pediatras Graça Oliveira e Margarida Albuquerque lançaram esta quinta-feira um manual atualizado, dirigido aos profissionais de saúde que prestam cuidados perinatais.

“Nós pertencemos à geração que viu nascer o SNS, a geração do Programa Nacional de Saúde Materno-Infantil, dos primeiros ventiladores para recém-nascidos”, realçam as autoras, em declarações, à Just News.

Integraram ambas o primeiro grupo de médicos que iniciou o transporte medicalizado de recém-nascidos e iniciaram a formação em reanimação neonatal, com simulação em modelos em Portugal, através do Centro de Formação do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).


Margarida Albuquerque e Graça Oliveira

Reconhecem que o nascimento é um momento crucial para a vida, a saúde e o desenvolvimento futuro  das crianças. Como tal, os neonatalogistas têm de estar informados e preparados para todos os cenários, incluindo a reanimação. “A atualização regular é fundamental em todas as áreas”, defendem.

Tendo esse pressuposto em mente, o livro Acolhimento e Reanimação do Recém-Nascido de Termo e Pré-termo integra as últimas recomendações internacionais em reanimação neonatal, assim como no acolhimento dos prematuros, e aborda questões atuais de gestão de qualidade.


A obra foi lançada esta quinta-feira, durante as XXVII Jornadas de Pediatria do Hospital de Santa Maria

A obra centra-se principalmente na reanimação na sala de partos e nos cuidados prematuros na transição para a vida extrauterina, de acordo com as últimas recomendações internacionais. Também os cuidados perinatais de “rotina” são abordados. Tem ainda um capítulo sobre avaliação da qualidade dos cuidados.

Atenção e perícia em técnicas de saúde, mais ou menos sofisticadas, são referidas pelas autoras como fundamentais no parto, de modo a reduzir os riscos perinatais para a mãe e para o bebé.

Graça Oliveira e Margarida Albuquerque publicaram o seu primeiro manual de reanimação neonatal em 2004. Desde então, têm efetuado cursos de reanimação em todo o país e nalguns PALOP.



Além das próprias autoras, na apresentação do livro participaram Alexandra Costa, diretora do Centro de Formação do CHULN, Augusto Cassul, professor da Universidade Católica de Angola (UCAN) e da FMUL, Luísa Preto, diretora do Serviço de Pediatria do CHOeste, e Maria do Céu Santo, obstetra do CHULN.

O livro está disponível na Editora Rei dos Livros/Bisturi, responsável pela sua edição, na Fnac e na Biblioteca do Departamento de Pediatria do CHULN.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda