Cepheid Talks

Pediatras dedicados à Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Clínica reunidos em Lisboa

“A doença inflamatória intestinal (DII) é uma preocupação atual major, face ao reconhecido aumento da sua incidência em idade pediátrica e subsequente impacto clínico”, disse à Just News, Ana Isabel Lopes, presidente da Comissão Organizadora da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (SPGHNP).



A organização do evento, que decorreu entre 4 e 6 de maio, em Lisboa, esteve, este ano, a cargo da Unidade de Gastrenterologia Pediátrica do CHULN, que integra o Departamento de Pediatria do CHULN, do qual Ana Isabel Lopes é diretora.

Sobre a DII, a responsável realçou o seu impacto na qualidade de vida dos doentes, apesar dos avanços na terapêutica biológica. “Ainda se desconhece o que pode estar a causar um aumento da incidência, provavelmente dever-se-á a fatores exógenos”, acrescentou.


Piedade Sande Lemos e Ana Isabel Lopes

A DII é também uma preocupação para Piedade Sande Lemos, presidente da SPGHNP. A médica salienta, contudo, que existem respostas:

“Desconhecemos, de facto, a causa da Doença de Crohn e da Colite Ulcerosa nestas idades, mas, felizmente, temos à disposição cada vez mais ferramentas terapêuticas, como os medicamentos biológicos, que melhoram a qualidade e vida.”



A hepatite aguda de origem desconhecida foi também, inevitavelmente, um dos assuntos em destaque, sobretudo pela “potencial maior taxa de indicação para transplante associada”, mas houve outros: a abordagem endoscópica versus cirúrgica da estenose esofágica refratária, os avanços terapêuticos na colestase de etiologia genética ou o outcome na síndrome de falência intestinal, entre outros.

Piedade Sande Lemos enfatizou também o papel dos pediatras na prevenção das diversas doenças, "nomeadamente na obesidade, através de melhores conhecimentos em nutrição pediátrica".



"Elevada participação"

Esta foi a 34.ª reunião anual da Sociedade, que foi criada há 36 anos e que junta os vários pediatras que se dedicam à Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Clínica.

Ambas as responsáveis fizeram um balanço positivo, face à “grande participação” dos cerca de 200 inscritos, de diferentes áreas da saúde, mas também pela presença de “excelentes” oradores nacionais e internacionais.


Alguns dos participantes do evento

A Reunião iniciou-se com um curso pós-graduado, subordinado ao tema “Os clássicos revisitados: das guidelines à prática clínica”, que contou com a presença de jovens internos e de especialistas.

“A elevada participação demonstrou bem o interesse na atualização de conhecimentos em doença celíaca, alergia alimentar não IgE mediada, esofagite eosinofílica, obstipação refratária, hepatites víricas e nutrição pediátrica”, salientou Ana Isabel Lopes.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda