KRKA

Patologia psicótica do idoso: Hospital de Guimarães debate tema «de particular complexidade»

O Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães (HSOG) organiza, dia 30 de janeiro de 2017, o II Encontro de Psicogeriatria. O evento, subordinado ao tema "Psicose no Idoso", é promovido pela Unidade de Psicogeriatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) e realiza-se no auditório da unidade hospitalar.

A Comissão Organizadora recorda que o envelhecimento da população implicará, "necessariamente, um risco aumentado das pessoas padecerem de doenças psiquiátricas que, para além da morbilidade de que elas próprias são responsáveis, influenciam negativamente o curso e o prognóstico de outras doenças médicas, diminuindo a funcionalidade individual e sobrecarregando as sociedades socioeconomicamente".

Desta forma, e considerando que a patologia psicótica do idoso "se reveste de particular complexidade, sendo pouco abordada de forma direta nas demais discussões científicas", a Comissão Organizadora destaca a importância de ser discutida esta temática "de uma forma aberta e séria, procurando contribuir para esclarecer e ajudar os que diariamente se dedicam ao cuidado dos doentes idosos que manifestam sintomatologia psicótica".



A reunião conta com a participação de especialistas de várias entidades, além das intervenções dos psiquiatras Rosa Rodrigues e Sónia Simões, responsáveis, respetivamente, pela Unidade de Crise e pela Psiquiatria de Ligação do DPSM do HSOG.

Assim, o evento tem início com uma intervenção de João Freitas, psiquiatra da Unidade de Psicogeriatria do Hospital Magalhães de Lemos, sobre as causas, consequências e evolução do primeiro surto psicótico no idoso. De seguida, o diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga e responsável pela Consulta de Psicogeriatria, Sousa Cepa, irá proferir a palestra: "Esquizofrenia do jovem adulto: evolução e consequências na terceira idade".


"Delirium no Idoso: fatores de risco, causas, características e evolução" é um dos temas que estará em discussão da parte da tarde e que será desenvolvido por Isabel Milheiro, responsável pela consulta de Psicogeriatria do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

O programa pode ser consultado aqui.


Para mais informações e efetuar a inscrição (gratuita): luisoliveirafonseca@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt. É necessário indicar o primeiro e último nome, o grupo profissional e local de trabalho, referindo como assunto "Inscrição no II Encontro de Psicogeriatria do HSOG".
Concurso de posters: trabalhos devem ser enviados até dia 31 de dezembro.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda