Cepheid Talks

Otorrinolaringologistas prestam homenagem póstuma a Madeira da Silva

Nascido em setembro de 1945 e falecido em fevereiro de 2017, o otorrinolaringologista Madeira da Silva foi agora homenageado pelos seus colegas, na sequência da cerimónia da abertura da reunião que a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial (SPORL-CF) realizou há dias em Évora.



Madeira da Silva foi diretor do Serviço de ORL do Hospital de Egas Moniz, em Lisboa, entre 1998 e 2012, e professor associado com agregação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido regente da disciplina de ORL.

De acordo com Pedro Escada, atual diretor daquele Serviço e responsável pelas palavras de homenagem póstuma, Madeira da Silva era “um professor isento, com um conhecimento muito profundo de todas as matérias, apesar de ter um gosto mais particular pela patologia”.



“O Prof. Madeira da Silva tinha sempre nos seus interesses pessoais a valorização e a contribuição para o desenvolvimento de todos os elementos da sua equipa… Era um pacificador”, salienta Pedro Escada, também professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Médicas/Nova Medical School, que trabalhou e conviveu diretamente com o homenageado.

Madeira da Silva foi um entusiasta da Otologia/Otoneurologia e, em particular, da Audiologia, com doutoramento em otoemissões acústicas.


Pedro Escada, Assunção O`Neill, Maria Filomena Mendes, Ezequiel Barros e Maria Mestre 

A mesa da sessão de abertura da Reunião Núcleo do Sul da SPORL-CF era constituída por Pedro Escada, coordenador da iniciativa em parceria com Maria Mestre, diretora do Serviço de ORL do Hospital do Espírito Santo de Évora, Ezequiel Barros, presidente da SPORL-CF, Assunção O`Neill, membro do Colégio da Especialidade de ORL da OM, e Maria Filomena Mendes, presidente do CA do Hospital do Espírito Santo de Évora.

Foi, entretanto, anunciada a data do próximo Congresso Nacional da SPORL-CF, que soma, em 2018, a sua 65.ª edição e se vai realizar, em Aveiro, de 4 a 6 de maio.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda