KRKA

Otorrinolaringologista Fausto Fernandes homenageado pela SPORL. «Nunca pensei ter esta distinção!»

A sessão de abertura da Reunião do Núcleo Norte da SPORL ficou marcada pela homenagem prestada ao otorrinolaringologista Fausto Fernandes, cujo nome o seu sucessor na direção do Serviço de ORL do Hospital Senhora da Oliveira considera “indissociável” do mesmo.


Fausto Fernandes, Nuno Trigueiros e Rui Fonseca

Coube precisamente ao atual diretor, Rui Fonseca, que diz procurar “preservar o espírito de camaradagem e entreajuda extraordinário” que encontrou quando chegou ao Hospital de Guimarães como recém-especialista, recordar o percurso profissional de Fausto Fernandes, marcado pelos 25 anos em que esteve à frente do Serviço de ORL.

A homenagem a este médico foi, de facto, o ponto alto da cerimónia de abertura da última Reunião promovida pela Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que se realizou em Guimarães, em simultâneo com a Reunião do Interno ORL.



Numa sessão conduzida por Victor Correia da Silva, vice-presidente da SPORL, o presidente da Comissão de Internos de ORL foi o primeiro a intervir. Pedro Alexandre aproveitou para elogiar o modelo de reunião conjunta, “fomentando a parceria e o conhecimento entre formandos e formadores, portanto, entre internos e especialistas”.

Aproveitando a ocasião, o novo presidente do Colégio da Especialidade de Otorrinolaringologia da Ordem dos Médicos lembrou que a formação é “uma das grandes preocupações” daquela estrutura, que procedeu, em 2022, a uma nova atualização do programa de formação na área da ORL.

“Procura-se, em primeiro lugar, que haja uma maior justiça e, principalmente, uma equidade grande entre os vários júris, tentando criar regras que sejam o mais universais possível, pois, tem-se verificado que existem diferenças que poderão ser minimizadas com estes critérios”, afirmou Nuno Trigueiros.



Mesa da sessão de abertura: Victor Correia da Silva, Clara Pais Dias, Domingos Bragança, Fausto Fernandes, Nuno Trigueiros, Rui Fonseca e Pedro Alexandre

“Um exemplo de dedicação e um médico atento ao pormenor”

 

Foram muitos os elogios dirigidos a Fausto Fernandes no decorrer da sessão de abertura da Reunião do Núcleo Norte da SPORL, evento que teve na sua coordenação os otorrinos Sandra Alves, Tiago Órfão e Victor Correia da Silva. Por exemplo, Clara Pais Dias, diretora clínica do Hospital Senhora da Oliveira, referiu-se ao homenageado considerando que “foi quem conseguiu pôr o Serviço de ORL no mapa e fazê-lo crescer”.

Mas também o presidente da Câmara Municipal de Guimarães não poupou nos elogios ao “amigo e médico de referência na sua especialidade”. O autarca Domingos Bragança afirmou ser Fausto Fernandes “um exemplo de dedicação, com uma vida inteira entregue à exigência que é ser profissional de saúde, e um médico atento ao pormenor”.

Tendo-se licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1976 e cumprido o seu internato da especialidade no Hospital de São João, esteve colocado no Hospital de Chaves durante 3 anos, até ser convidado, em 1991, para organizar o Serviço de ORL do Hospital de Guimarães, ainda instalado no velho edifício.



"Fausto Fernandes não é uma referência, é a referência do Serviço"

Rui Fonseca, que descreveu o trajeto profissional de Fausto Fernandes, deixou claro que foi a partir de 1992, já em novas instalações, que o Serviço de ORL “se desenvolveu em múltiplas vertentes, crescendo em número de médicos, de equipamentos e de tempos cirúrgicos”. As consultas específicas foram criadas em 2001 e foi a partir de 2009 que começou a receber internos de Formação Específica em ORL.

Fausto Fernandes assumiu a direção do Serviço entre 1991 e 2016. Pelo meio, de 2002 a 2007, foi também diretor clínico da instituição. Paralelamente, também passou pela Direção da SPORL e foi membro do Colégio de ORL da Ordem dos Médicos.

“Em Guimarães, vim encontrar um Serviço com um espírito de camaradagem e de entreajuda extraordinário, um ambiente de grande amizade entre os colegas, que tento preservar desde a sua jubilação, em 2016”, reportou Rui Fonseca: concluindo: “O Serviço de ORL do Hospital de Guimarães e o seu nome são indissociáveis. Fausto Fernandes não é uma referência, é a referência do Serviço.”


Fausto Fernandes com a coordenação da Reunião: Victor Correia da Silva, Sandra Alves e Tiago Órfão

A paixão da Medicina, da Otorrinolaringologia e dos Doentes

“Nunca pensei ter esta distinção, é um enorme privilégio”, afirmou Fausto Fernandes, reconhecendo que foi protagonista de “uma carreira feita a pulso, com muito empenho e extrema dedicação, com muitos sucessos e também alguns insucessos, a amizade e a benevolência dos meus colegas”.

Admitiu igualmente: “A Medicina, a Otorrinolaringologia e os Doentes foram para mim uma paixão que tenho vivido de uma forma intensa, nos mais diversos cargos, e que tenho desempenhado com enorme prazer.”


Fausto Fernandes

No rol de agradecimentos, onde não podia deixar de incluir a sua família e a própria “família da ORL”, Fausto Fernandes referiu-se expressamente “às gentes, às entidades, aos doentes e aos meus amigos de Guimarães, que desde a primeira hora, em 1991, tão bem me acolheram, integraram e estimaram, fazendo-me sentir vimaranense”, frisando ser “sócio do Vitória e com as quotas em dia”.

Fausto Fernandes continua a exercer no Hospital da Luz Guimarães, de que foi diretor clínico entre 2016 e 2021.


Fausto Fernandes com a sua família

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda