Cepheid Talks

Otorrinolaringologia do CHUP organiza 1.º Curso de ORL Pediátrica para médicos de família

O Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial do Centro Hospitalar Universitário do Porto e o Centro de Medicina Materno-Infantil do Norte (CMIN) vão organizar, no próximo dia 18 de outubro, o 1.º Curso de ORL Pediátrica.

O evento decorrerá no auditório do próprio CMIN, sendo dirigido a otorrinos e pediatras mas, em particular, a médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF).



Referindo haver uma “articulação perfeita” entre o seu Serviço e o CMIN, dirigido por Caldas Afonso,“com patologias muito comuns, muito interligadas”, Cecília de Almeida e Sousa explica o que motivou os profissionais a decidirem organizar esta ação formativa e o facto de os médicos de família serem um alvo preferencial:

“Antes dos cuidados pediátricos e de otorrino, a maior parte das crianças é vista pela MGF, sendo esses os colegas que têm de estar mais aptos para saber encaminhar as patologias com que são confrontados para a Pediatria ou para a valência de Otorrinolaringologia.”

“É importante que estejam a par do que se faz neste centro hospitalar”, sublinha a médica, que em 2009 retomou a realização das Jornadas de ORL do CHUP, um evento que é agora de periodicidade bienal e que já ultrapassou as 25 edições.


A diretora do Serviço de ORL com dois elementos da organização do Curso: José Abrunhosa e Miguel Bebiano Coutinho

O 1.º Curso de ORL Pediátrica apresenta um programa em que se destacam a patologia do sono, as rinites e a rinossinusite, a dispneia, a vertigem e temas tão comuns como a otite média aguda.

Serão igualmente abordados os meios complementares de diagnóstico, nomeadamente, no rastreio auditivo neonatal, e a temática da reabilitação auditiva nas crianças, não deixando de se falar também nos implantes cocleares.



O programa pode ser consultado aqui.
Para mais informações: chuporlpediatria@gmail.com




Notícia publicada na edição de julho do Jornal Médico dos cuidados de saúde primários.

Distribuído em todas as unidades de saúde familiar do país, Jornal Médico dos cuidados de saúde primários é uma ferramenta única na partilha, entre pares, de boas práticas, iniciativas e projetos no âmbito da Medicina Familiar!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda