Cepheid Talks

Ortopedia do São Francisco Xavier já tem «sistema de navegação para cirurgias à coluna»

O Hospital de São Francisco Xavier - Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) acaba de adquirir um "sistema de navegação cirúrgica de última geração para melhorar a qualidade das cirurgias à coluna".

A unidade hospitalar anuncia ainda que "este é o primeiro serviço de ortopedia num hospital público em Portugal a investir nesta tecnologia, que permite operar com maior rigor e segurança".

"Há uma melhoria da precisão e diminuição do risco"

De acordo com João Gamelas, diretor do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, “esta era uma ambição do nosso serviço há já algum tempo" e adianta que, "através desta aposta em tecnologia de ponta, garantimos que continuamos a oferecer o melhor tratamento possível, nomeadamente em patologias mais complexas".

Segundo o médico, as vantagens são muito importantes: "Há uma melhoria da precisão, diminuição do risco, nomeadamente na cirurgia da coluna vertebral, proporcionando à equipa mais-valias na avaliação e preparação cirúrgica, bem como na execução técnica dos procedimentos necessários. Conseguimos assim melhorar a resposta aos casos mais exigentes."

"Vai trazer um grande retorno para o SNS"

O entusiasmo é também partilhado por José Miguel Sousa, ortopedista especializado na cirurgia da coluna vertebral no hospital. Na sua opinião, "é mais um passo para tornar a nossa abordagem aos doentes mais eficaz. Ao aliar o conhecimento dos médicos à tecnologia, o resultado só pode ser positivo, diminuindo a margem de erro e garantindo a melhor e mais rápida recuperação para os doentes."

E acrescenta: "Este é um investimento que trará um grande retorno para o SNS, ao reduzir os custos associados à cirurgia, ao tempo de recuperação pós-operatório e às equipas envolvidas."

O CHLO esclarece ainda que, "ao ajudar a planear a abordagem antes e durante a cirurgia, permitindo que a equipa de especialistas crie, armazene e simule a progressão ao longo de uma ou mais trajetórias cirúrgicas, o sistema de navegação enriquece a ação do cirurgião".

Assim, possibilita que haja um "maior rigor, aumenta a segurança e a precisão, a par de uma diminuição drástica da exposição do doente e das equipas envolvidas à radiação (raios-X), quando comparada com a abordagem clássica".

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda