KRKA

Ordem dos Médicos Dentistas atribui Medalha de Ouro a Alberto João Jardim

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) decidiu atribuir por unanimidade ao presidente do Governo Regional da Madeira a Medalha de Ouro da instituição. A cerimónia de entrega daquela que é a mais alta distinção da OMD vai decorrer no Funchal, na sede do Governo Regional da Madeira, no dia 20 de fevereiro, pelas 15 horas, pelo Bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva e pelo Representante da Região na OMD, Gil Fernandes Alves.

Este galardão é atribuído sempre que, no entender da OMD, a ação profissional, académica ou política de um cidadão, seja qual for a sua área profissional de atuação, tenha contribuído ou contribua de forma relevante e inequívoca para o desenvolvimento da medicina dentária e melhores condições para a saúde oral em Portugal, seja a nível técnico e/ou científico, seja para a defesa da Saúde Pública.

Gil Fernandes Alves, o representante da Região Autónoma da Madeira na OMD, realça que “quando Alberto João Jardim assumiu o cargo de presidente da Região Autónoma da Madeira em 1978 os cuidados de saúde oral eram arcaicos e quase inexistentes, um panorama que mudou radicalmente”.

Entre os projetos implementados durante os mandatos de Alberto João Jardim à frente do Governo Regional da Madeira, Gil Fernandes Alves refere a “implementação, em parceria com a OMD, de um sistema de convenção/comparticipação para tratamentos preventivos, curativos e de reabilitação de medicina dentária, para os utentes do Serviço Regional de Saúde e da ADSE”.

Gil Fernandes Alves destaca ainda “a criação em 1995 do Programa de Promoção de Saúde Oral da Região Autónoma da Madeira, também em parceria com a OMD, e a inclusão, em 2010, de médicos dentistas e higienista oral no Serviço de Estomatologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, bem como a contratação de equipas de saúde oral para os centros de saúde do Bom Jesus, Porto Santo e Porto Moniz”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda