Cepheid Talks

ONCO GP: projeto de «características inéditas» reconhece a importância do médico de família

Está agendada para dias 4, 5 e 6 de novembro de 2021 a 6.ª edição do Post-Graduate Course in Oncology for General Practitioners and Young Oncologists - ONCO GP 2020.

O grande impulsionador do deste curso básico de Oncologia para especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e internos de Oncologia Médica é António Araújo, diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

Um dos motivos que levou o médico a arrancar com o ONCO GP, um projeto de "características inéditas", foi precisamente por reconhecer a importância que assume o médico de família, e não só no processo de referenciação.

De acordo com o oncologista, além do doente "vir aqui às nossas consultas, ele também procura o seu médico de MGF, não só no período de vigilância do tumor, em que deixou de fazer tratamento ativo, mas muitas vezes durante o próprio tratamento”


António Araújo

"As inscrições têm esgotado todos os anos"

Uma das particularidades deste curso prende-se com o facto de, embora realizando-se sempre no Porto, ter sido pensado para abranger toda a Península Ibérica.

Aliás, quando em 2015, António Araújo lançou o evento, convidou o seu colega espanhol Mariano Provencio, oncologista do Hospital Puerta de Hierro e professor da Universidade Autónoma de Madrid, para partilhar consigo a direção do OncoGP.

Esta "visão ibérica" permite enriquecer o conteúdo formativo e a partilha de conhecimento, já que "metade dos oradores são espanhóis e até alguma da assistência vem do país vizinho".


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda