OCIDENTAL: «projeto pioneiro» apoia internos de Cirurgia e Anestesiologia na partilha de casos clínicos

É já dia 1 de julho que está previsto o "pleno funcionamento" do Ocidental, "um webjournal pioneiro feito por internos e para internos, dedicado à publicação de casos clínicos nas áreas cirúrgicas, médico-cirúrgicas e de anestesiologia", explica Diogo Cardoso, editor chefe do projeto.

Em declarações à Just News, o assistente de Cirurgia Geral explica que se trata de uma plataforma "ainda em crescimento, lançada e apoiada pela Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental, onde os internos podem partilhar as suas experiências, contribuindo para o crescimento coletivo e conhecimento da comunidade médica".

Considera que se trata de "uma ideia de extrema importância e inovadora em Portugal, que permitirá a troca de conhecimentos e o desenvolvimento científico de forma gratuita, dinâmica, de fácil acesso, utilização e submissão".

O objetivo passa por "simplificar todo o processo da partilha de casos", sendo que cada caso será submetido a revisão científica rigorosa por "elementos editoriais dedicados a áreas específicas, garantindo que casos pertinentes são publicados e assegurando padrões de relevância e qualidade elevados".


Equipa do Webjournal Ocidental: Diogo Cardoso (assistente de cirurgia geral e editor chefe), Ana Rita Martins (assistente de cirurgia geral, fundadora e editora associada), Zacharoula Sidiropoulou (assistente graduada de cirurgia geral, fundadora e a primeira editora chefe), Vasco Cardoso (assistente de cirurgia geral, fundador e editor chefe júnior).

"Queremos facilitar todo o processo"

Questionado sobre o alcance e impacto que o projeto pode vir a ter, Diogo Cardoso começa por lembrar que a publicação científica "é uma vertente necessária na formação de qualquer interno em qualquer especialidade. Contudo, na maioria dos casos, o processo é moroso, difícil e exigente".

Alerta ainda que a situação se torna mais complicada para os internos das especialidades cirúrgicas, já que, "fruto da componente mais prática que lhe é inerente bem como da elevada carga horária do internato, habitualmente efetuam poucas publicações científicas, o que acaba por empobrecer não só os seus currículos, mas em última análise a sua formação".

Assim, esclarece que, com esta iniciativa, a equipa pretende "facilitar todo esse processo, através de uma revista rigorosa dividida por temas e rica em conteúdo científico, promovendo a otimização da formação dos internos, seja através da publicação científica, seja na aquisição de conhecimentos para a sua prática clínica".

"Múltiplas reuniões e múltiplos contactos"

Tendo a ideia nascido em 2023, a sua implementação exigiu um empenho contínuo da equipa, conforme refere Diogo Cardoso:

"Todo o processo da sua concretização decorreu durante esse ano. Foi um processo longo que começou com a definição dos moldes que pretendíamos para a revista, do regulamento das publicações e da realização de múltiplos contactos para a definição dos elementos do corpo editorial. Seguiram-se múltiplas reuniões com a equipa de informática da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental, em particular com o informático André Santos, que criou a página como a idealizámos de maneira que todo o processo fosse simples e de fácil submissão."

E o processo continuou, seguindo-se "a fase de aprovação pelo Conselho de Administração e a disponibilização da página online que decorreu no início de 2024". Desde então que tem vindo a ser promovido, "junto dos representantes das diversas especialidades, a publicação de casos clínicos com intuito de lançar na revista", estando a ser submetidos os carregamentos dos primeiros casos.

Criado na ULSLO, mas aberto a "qualquer interno do país"

Apesar de ter sido criado por um grupo de cirurgiões gerais do Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (ULSLO), Diogo Cardoso faz questão de sublinhar que o webjournal Ocidental não é exclusivo desta ULS, pelo que "qualquer interno do país de especialidades cirúrgicas, médicocirúrgicas ou de anestesiologia poderá submeter um artigo e publicá-lo na plataforma".

E que casos poderão ser publicados? "Procuramos casos de cirurgia colorretal e proctologia, parede abdominal, senologia, cirurgia hepatobiliopancreática, endocrinologia e cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia de trauma e emergência, cirurgia esofagogástrica, transplante renal e hepático, urologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia plástica e reconstrutiva, cirurgia vascular e anestesiologia."

Para obter informações sobre a submissão de um caso como autor pode ser visitado a plataforma e entrar na subsecção "Submit a Case Report", onde se encontram todos os esclarecimentos sobre o processo.  

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda