KRKA

Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal: Nuno Clode é o novo presidente da SPOMMF

“É cada vez mais importante conhecer a realidade das diversas regiões do país em relação a algumas entidades nosológicas e procedimentos na área da saúde materno-fetal”, alerta o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, Nuno Clode, que sucede no cargo a Luís Mendes Graça.


Nuno Clode e Luís Mendes Graça

A eleição teve lugar na Assembleia-Geral da SPOMMF que decorreu durante o V Congresso Nacional de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, que se desenrolou o mês passado, na Figueira da Foz. Os novos órgãos sociais tomaram posse no mesmo momento.

Cumprindo agora o seu quinto mandato na Direção da SPOMMF (os três primeiros como secretário-geral e o último como vice-presidente), Nuno Clode entende que é necessário "ter conhecimento do comportamento dos diversos centros nacionais relativamente a questões como a pré-eclâmpsia, os procedimentos perante as apresentações pélvicas, ou as atitudes relativamente ao colo do útero curto".



“Encaro este mandato como presidente da SPOMMF como uma missão, pois acho que devemos prosseguir o caminho que traçamos nestes últimos anos”, indica, acrescentando que os elementos da Direção são os mesmos, à exceção do vogal.

“Acima de tudo, queremos dar continuidade ao trabalho que temos feito até agora”, diz, recordando que faz parte dos objetivos da SPOMMF a elaboração das normas de orientação clínica e recomendações, de modo a uniformizar as práticas a nível nacional. Salienta, contudo, “ser sempre possível e desejável que cada serviço as possa alterar consoante as suas particularidades”.

Embora admitindo que o tema possa não ser consensual, uma das intenções da nova Direção é "discutir a eventual criação de consentimentos informados relativamente às práticas obstétricas mais frequentes, como é o caso da cesariana".



Para disseminar a investigação médica na área da Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal que é produzida no país e "manter uma atualização sobre os temas mais candentes", a intenção é de manter o congresso anual e realizar reuniões mais frequentes através da web, que não obriguem a deslocações dos participantes e alterações logísticas significativas. Outra das pretensões é dinamizar o site da Sociedade.

Questionado sobre as maiores dificuldades na atualidade, e referindo-se particularmente à Obstetrícia, Nuno Clode começa por afirmar: "Como a gravidez é um tempo muito curto na vida de uma mulher, com muitas repercussões para a própria, e é vivida com muitos sonhos, ideias pré-concebidas, é relativamente simples criar mitos e atitudes com pouca evidência."

Assim, não tem dúvidas em destacar a importância de uma "transmissão de uma informação adequada, simples e acessível, adaptada a cada grávida/casal", reconhecendo tratar-se de "uma tarefa difícil com que os obstetras se deparam no seu dia a dia". Uma realidade ainda mais complexa "dada a rapidez dos progressos científicos e da comunicação."

Profissionais de saúde devem ter uma “linguagem similar”

Perante este contexto, o especialista considera que o maior desafio é fazer com que todos os intervenientes no processo - médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que trabalham nesta área (fisioterapeutas, por exemplo) - tenham uma linguagem similar, “arredando os mitos que existem”.

“É necessário veicular uma informação adequada às mulheres e, para que isso aconteça, tem de haver algum consenso entre todos os intervenientes”, justifica, admitindo que é importante disponibilizar informação clínica adequada na internet para que as pessoas possam ser corretamente informadas e orientadas.


Susana Santo, Ana Paula Machado, Nuno Clode, Ana Luísa Areia e Cristina Nogueira da Silva

ORGÃOS SOCIAIS SPOMMF 2020 - 2022

Direção

Presidente:
Nuno Clode
Vice-presidente: Ana Luísa Areia
Secretária-geral: Cristina Nogueira da Silva
Tesoureira: Ana Paula Machado
Vogal: Susana Santo

Assembleia-Geral

Presidente:
Nuno Montenegro
Vogais: Maria Céu Almeida, Teresa Bombas

Conselho Fiscal:

Presidente: Fatima Serrano
Vogais: Inês Nunes e Teresa Rodrigues

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda