«O papel estratégico dos Centros de Investigação Clínica não é devidamente reconhecido pela sociedade»

A NTT DATA, uma "consultora global de negócio e tecnologia", acaba de apresentar o seu primeiro Barómetro de Inovação Clínica, que visa caracterizar a "visão e os desafios enfrentados pelos Centros de Investigação Clínica (CIC) em Portugal, no campo da inovação".

De acordo com o estudo efetuado, 63% dos inquiridos entende que "o papel estratégico dos Centros de Investigação Clínica não é devidamente reconhecido pela sociedade, ao contrário do que acontece com as Administrações Hospitalares, que os valorizam bastante". É indicado que este facto poderá estar relacionado com o "reduzido investimento na promoção da literacia em saúde da população, que o Barómetro também constata".

"Esta é uma indústria com elevado potencial"

De acordo com Patricia Calado, responsável pela Inovação Clínica da NTT DATA Portugal, “o Barómetro de Inovação Clínica permite-nos caracterizar com bastante exatidão a perspetiva dos Centros de Investigação Clínica em Portugal, graças ao elevado número de entidades respondentes, o que nos permite identificar as oportunidades e desafios estruturais da atividade".

Segundo a responsável, com este estudo "fica evidente que o desenvolvimento de competências e a digitalização de processos é uma prioridade e que a cooperação dos CIC com a Indústria Farmacêutica é muito próxima". No entanto, salienta que "residem ainda desafios do ponto de vista de reconhecimento das instituições, da autonomia operacional e no grau de colaboração com Associações de Doentes".

"Esperamos que este exercício contribua para desenvolver a atividade dos Centros de Investigação Clínica em Portugal, e que as próximas edições do Barómetro revelem essa evolução", afirma Patricia Calado, acrescentando: "Esta é uma indústria com elevado potencial, que pode contribuir tanto para o desenvolvimento económico, como para a melhoria dos cuidados de saúde da população."



Barómetro de Inovação Clínica resulta da consulta de 35 instituições

A NTT DATA esclarece que o Barómetro de Inovação Clínica inquiriu "a totalidade das ULS – Unidades Locais de Saúde (39) e IPOs (3) do país, bem como quatro grupos privados de saúde, durante os meses de setembro e outubro de 2024, tendo obtido o contributo de 35 entidades".

A análise incidiu em "quatro dimensões-chave dos Centros de Inovação Clínica: Estratégia e Reconhecimento, Capacidade e Autonomia, Desenvolvimento de Carreiras e Transformação Digital". 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda