«O mundo microscópico do Martim» alerta as crianças para o consumo inapropriado de antibióticos
Lançado no âmbito do Dia Europeu do Antibiótico e da Semana Mundial da Consciencialização dos Antimicrobianos, o livro "O mundo microscópico do Martim", publicado pela Pfizer, pretende sensibilizar e informar os mais novos sobre bactérias e a sua relação com a saúde humana.
“No seguimento de campanhas anteriores em que a aposta se focou num segmento mais adulto, este ano voltámo-nos para o futuro", explica Paulo Teixeira, diretor geral da Pfizer Portugal.
Desta forma, através do livro "O mundo microscópico do Martim", da autoria de Marta Maroto Díaz, "os mais novos poderão ficar a saber mais sobre antibióticos, receber dicas importantes e descobrir alguns factos fascinantes”.
O responsável faz ainda questão de sublinhar o que motiva a empresa a desenvolver estas ações: “Enquanto cidadãos, e enquanto elementos ativos da indústria farmacêutica, não podemos, nem devemos, ficar de braços cruzados."
Lembrando que já em 2050 a resistência aos antibióticos pode ser responsável por um número de mortes superior ao do cancro, afetando pessoas de todas as idades, Paulo Teixeira sublinha: "É imperativo implementar estratégias concretas que nos permitam alterar estas previsões."
O contributo das crianças para ajudar na sensibilização
“Na Pfizer, acreditamos que a promoção da literacia em saúde é essencial para prevenir doenças e condições", afirma Susana Castro Marques, diretora médica da Pfizer Portugal".
E acrescenta: "É fundamental que todos nós, doentes, profissionais de saúde e a comunidade em geral, entendamos a importância de utilizar os antibióticos de forma responsável e segura. E quem melhor que as crianças para nos ajudar nessa sensibilização?"
O livro pode ser descarregado de forma gratuita aqui.