KRKA

Novo medicamento para o tratamento da infeção pelo VIH disponível em Portugal

A ViiV Healthcare, Portugal, anunciou que o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde deferiu o processo de avaliação prévia do dolutegravir, um inibidor da integrase, de toma única diária, indicado em combinação com outros medicamentos antirretrovirais, para o tratamento de adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade infetados com o VIH.

Em comunicado, é explicado que o programa de desenvolvimento clínico "foi bastante abrangente, incluindo diferentes populações de doentes com infeção pelo VIH: sem tratamento antirretroviral prévio (naïve), doentes previamente tratados com outros fármacos indicados para o VIH (experimentados) e ainda doentes com infeção por vírus com resistência a outros inibidores da integrase". 

É também referido que a submissão que originou esta aprovação incluiu dados de cinco estudos de Fase III, nos quais 3037 adultos foram tratados com regimes que incluíam dolutegravir ou um fármaco comparador.

O medicamento inibe uma enzima, conhecida por integrase, usada pelo vírus VIH durante o seu ciclo de replicação. Ao ligar-se ao local onde atua a integrase, "dolutegravir bloqueia o passo ´transferência de cadeia` do processo de replicação do VIH, impedindo o ADN viral de formar um novo vírus. A dose recomendada de dolutegravir para a maioria dos doentes é de 1 comprimido de 50 mg, uma vez ao dia."

O perfil de segurança é baseado nos dados agrupados dos estudos clínicos de Fase IIb e Fase III em 1222 doentes não sujeitos a tratamento prévio, 357 doentes sujeitos a tratamento prévio não expostos a inibidores da integrase e 264 doentes com falência ao tratamento prévio que incluía um inibidor da integrase (incluindo resistência à classe das integrases).

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda