KRKA

Neuraxpharm e Associação Manicómio lançam a campanha «Um Beijo pela Saúde Mental»

A Neuraxpharm Portugal, uma empresa farmacêutica especializada no Sistema Nervoso Central (SNC), e a Associação Manicómio acabam de lançar a campanha "Um Beijo pela Saúde Mental".

A iniciativa, que surge no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, tem como objetivos consciencializar os portugueses para a importância de cuidar da saúde mental, bem como combater o estigma associado às doenças mentais.

A campanha, que contempla um "desafio solidário" de participação online, vai decorrer nas redes sociais, Facebook, Instagram, X, e LinkedIn, através da hashtag #UmBeijoPelaSaúdeMental.

1 beijo = 1 euro para a Associação Manicómio

Mònica Torrecilla, diretora geral da Neuraxpharm Portugal, explica em que consiste a ideia:

“Até dia 31 de outubro, qualquer pessoa pode partilhar uma fotografia de um beijo que tenha um significado muito especial para si, através da sua página de Facebook, Instagram, X, LinkedIn, mencionando a hashtag #UmBeijoPelaSaúdeMental. Por cada beijo publicado nas redes sociais, a Neuraxpharm doará 1 euro para a Associação Manicómio, até um total de 5.000 euros. No final do desafio, serão selecionadas as 5 melhores fotografias."

Os portugueses poderão, depois, votar na sua fotografia favorita entre 6 e 10 de novembro de 2023. No dia 15 de novembro de 2023, o vencedor será anunciado no website da campanha. A fotografia premiada receberá uma pintura da autoria de um artista da Associação Manicómio.

De acordo com a responsável, com esta campanha de consciencialização a nível nacional a empresa pretende "reforçar o nosso compromisso pela Saúde Mental, alertando para a importância dos cuidados a ter com a nossa Saúde Mental, bem como para o combate ao estigma associado às perturbações mentais".




"Um gesto de empatia pelas pessoas"

Lembrando que "não existe Saúde, sem Saúde Mental", a Neuraxpharm considera ser "primordial ajudar a melhorar a vida das pessoas, quer a nível físico, quer a nível emocional e psicológico".

E porquê a associação ao beijo? "Cada beijo tem uma história maravilhosa por trás. Neste sentido, o ´beijo` representa mais do que um simples ´beijo`, representa um gesto de empatia pelas pessoas que têm perturbações relacionadas com o Sistema Nervoso Central, e representa também o apoio para as famílias e cuidadores destas pessoas”, refere Mònica Torrecilla.

O valor angariado será convertido numa bolsa de consultas de saúde mental destinada ao projeto “Consultas sem Paredes”, da Associação Manicómio, ajudando, assim, a facilitar o acesso das consultas de psiquiatria, psicologia e psicoterapia a pessoas sem condições económicas para tal.

“Consultas sem Paredes”

Criado pelo Manicómio em 2019, “Consultas sem Paredes” é "um projeto inovador, pioneiro em Portugal e no mundo", afirma Catarina Gomes, responsável pela Associação Manicómio, que explica em que consiste:

"É uma rede de técnicos de saúde mental que dá consultas de psiquiatria, psicologia e diversas outras terapias, em espaços diferentes, bonitos e acessíveis, desconstruindo o paradigma do acesso a serviços de saúde mental. Todas as consultas decorrem em espaço aberto com privacidade, e sem gabinete médico. Todas as consultas têm o valor de 35€."

Podem ser consultadas mais informações sobre a campanha aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda