KRKA

Índex Nacional do Acesso ao Medicamento 2023 teve «a maior participação de instituições do SNS»

À semelhança de anteriores edições do Fórum do Medicamento, na reunião deste ano, que se realiza dia 17 de novembro, na Fundação Oriente, serão apresentados e discutidos os resultados do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento”. A grande novidade é que contou com "a maior taxa de participação de instituições do Serviço Nacional de Saúde desde que é realizado (75%)".

O estudo conta com o suporte científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e tem o apoio da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.

Os principais objetivos deste trabalho passam por "determinar o nível de acesso ao medicamento hospitalar e analisar os modelos de gestão, mecanismos de criação de evidência e de medição de resultados que lhe estão associados, e identificar as barreiras e/ou problemas existentes associados à equidade de acesso, gestão e dispensa do medicamento nas instituições hospitalares do SNS".



O painel de debate dos resultados irá reunir Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Lima Alves, do INFARMED, Hélder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Luís Miguel Gouveia, do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, e Rosário Trindade, da AstraZeneca Portugal.

A primeira parte do evento será dedicada à “Reforma na regulamentação farmacêutica da UE e o impacto nos sistemas de saúde”, com uma apresentação de Elaine Cruikshanks, da Acumen Public Affairs, seguindo-se uma discussão que contará com António Portela, da Bial; Julian Perelman, da Escola Nacional de Saúde Pública; Maria do Carmo Neves, da APOGEN; Rui Ivo, do INFARMED; e Alexandre Guedes da Silva, presidente da SPEM.


O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da AstraZeneca. Tal como tem acontecido nos anos anteriores, a sessão será presidida por Francisco Ramos e terá a moderação da jornalista da RTP, Paula Rebelo

O evento decorrerá em formato híbrido, sendo a participação presencial sujeita a inscrição prévia e limitada, feita no site da APAH. 
Podem ser consultadas mais informações aqui.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda