National Science Foundation (EUA) visita Portugal para Avaliação de Boas Práticas em Biofármacos

No próximo dia 4 de Março decorre em Portugal uma visita da National Science Foundation (NSF), uma agência independente do Governo dos EUA, que durante a semana 3-7 de março estará na Europa para avaliar as práticas de I&D na área dos biofármacos (de vacinas a proteínas recombinantes, de terapias genéticas e celulares a medicina regenerativa).

A missão visitará alguns grupos de investigação e empresas nomeadamente, iBET, ITQB, GenIBET, Instituto Superior Técnico, Cell2B e EcBIO que, pela sua competência, foram selecionados como centros de I&DT de excelência nesta área.

A visita  terá inicio com uma reunião técnica de discussão sobre boas-práticas (benchmarking) a decorrer no IBET/ITQB em Oeiras, seguida de uma visita às referidas instituições, ao IST (Taguspark) e finalmente ao Infarmed onde, às 12h45 terá lugar uma cerimónia de agradecimento à NSF que, no início da década de 80 apoiou a então Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), hoje Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a definir estratégias de I&D nacionais, na altura praticamente inexistentes.

Esta sessão contará com as intervenções dos Presidentes da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Miguel Seabra, da Associação Portuguesa da Industria Farmacêutica (APIFARMA), João de Almeida Lopes, e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Eurico Castro Alves.

A National Science Foundation (NSF) é uma Agência independente do Governo dos EUA, criada logo após a 2ª Guerra Mundial, para promover e financiar a investigação básica e aplicada em Ciências e Engenharias. O seu orçamento em 2014 é de 7,2 biliões de dólares, representa um pouco mais de 20% do financiamento público americano para a investigação.

Dado o peso da NSF e o valor atribuído ao relatório público que resultará desta visita, associaram-se à visita a FCT, como a principal agência pública de financiamento de I&D em Portugal, o INFARMED e a APIFARMA, pelo papel que desempenham no regulamento e produção de produtos farmacêuticos.


PROGRAMA:

08:15 iBET|ITQB
Boas vindas - Prof. Paula Alves (CEO IBET) & Prof. Cláudio Soares (Director ITQB)

08:30 Discussão técnica e apresentações curtas

10:00 – 10:50 Coffee break & Visita ao iBET & GenIBET

11:00-12:00 Visita ao Inst. Superior Técnico & Cell2B – Prof. Joaquim Sampaio Cabral

12:30-13:00 INFARMED

Boas vindas -Dr. Eurico Castro Alves, Presidente do INFARMED

INFARMED - Apresentação
Dr. Maria João Morais, Assessora de Relações Internacionais do INFARMED

Sessão de Agradecimento ao NSF
Prof. Miguel Seabra, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia)
Dr. João Almeida Lopes, APIFARMA (Associação Portuguesa da Industria Farmaceutica)

Imprimir