«Não podemos deixar que as doenças alérgicas controlem a nossa vida»
Viva sem alergias e com mais alegria” é o nome do livro de Mário Morais de Almeida e da sua equipa de especialistas do Centro de Alergia dos Hospitais CUF, que foi lançado esta semana, no auditório do El Corte Inglés, em Lisboa.
Na apresentação da obra foi relembrado que 3 milhões dos residentes em Portugal sofrem de alergias, “o que torna este problema de saúde num flagelo”. Para Mário Morais de Almeida, é essencial controlar estas patologias, “que diminuem bastante a qualidade de vida do doente e da sua família, sendo causa frequente de absentismo e de diminuição da produtividade laboral, na idade adulta e escolar, nas crianças”.
Sublinhou ainda que “se pode ficar décadas sem se sentir sintomas de alergia, mas este facto será muito mais provável quanto mais controlada estiver a doença”. Para isso, é essencial que “os doentes adquiram competências para saberem lidar com as várias manifestações da alergia, que pode atingir as vias respiratórias e a pele” e que conheçam as alergias alimentares e os sintomas da anafilaxia, que pode levar à morte.
No fim da sua intervenção, Mário Morais de Almeida deixou uma mensagem: “Não podemos deixar que as doenças alérgicas controlem a nossa vida.”
Na apresentação do livro também estiveram presentes Hélder Antunes, jornalista e coordenador do programa da RTP “Bom Dia Portugal”, onde é apresentado o “Boletim Polínico”, e Maria João Mergulhão, editora da Verso de Kapa, a editora do livro.