KRKA

Ministro da Saúde destaca papel dos internistas na gestão clínica

Os internistas têm um papel de destaque na gestão clínica, principalmente nas urgências, e no acompanhamento de pessoas com multipatologias, lembrou Paulo Macedo, ao intervir na sessão de inauguração do Centro de Formação da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), em Lisboa, numa altura em que esta Sociedade celebra o seu 63.º aniversário.

O ministro da Saúde salientou o facto de a Medicina Interna estar “na linha da frente das doenças crónicas, dando um contributo muito importante nas várias áreas, incluindo a urgência, os cuidados continuados e integrados e os cuidados paliativos”.

E continuou: “Parece frase feita falar-se da importância da Medicina Interna, mas, quando se olha para a realidade, é inevitável não se ver os milagres que se fazem na vida das pessoas com multipatologias.”

O responsável salientou ainda o impacto do trabalho destes especialistas em situações de emergência, citando como exemplo a epidemia de legionela. Tendo em conta a visão holística desta especialidade, Paulo Macedo reconheceu também o papel destes profissionais na gestão das urgências.

Sublinhou ainda a importância do Centro de Formação da SPMI para os internistas e futuros médicos, indicando que “poderá vir a ser, inclusive, uma plataforma formativa para a CPLP, que nos tem pedido apoio em termos de formação”.

Quem também esteve presente na sessão foi José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, ele próprio também internista. “A Medicina Interna é uma especialidade eclética e que consegue dar resposta a uma população cada vez mais envelhecida e com várias patologias”, disse, referindo ainda que “se os internistas interviessem mais nos cuidados continuados e integrados dariam entrada menos casos nas urgências”.

O presidente da SPMI, Manuel Teixeira Veríssimo, destacou a importância do novo Centro de Formação, que “contribuirá para a atualização, credenciada, de conhecimentos dos internistas e futuros médicos”.

O número de internos em formação na especialidade de Medicina Interna é, neste momento, de 902.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda