KRKA

Mesquita Bastos é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

O cardiologista José Mesquita Bastos é, desde sábado, o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH). Ao discursar durante a sua tomada de posse, afirmou que esta nova direção assume o compromisso de dar continuidade aos projetos colocados em curso pelas anteriores.

“Alinhamos a nossa intervenção prioritária na continuidade da luta contra o consumo exagerado de sal, iniciado durante a presidência do Prof. Luís Martins”, mencionou. Fez, ainda, referência ao projeto – encetado pela direção presidida por Fernando Pinto -- em que a SPH tem insistido, junto do Parlamento, na produção de legislação que regule a rotulagem dos alimentos e no qual se encontram já a trabalhar.

“Procuraremos alargar a ação de luta contra o consumo de excesso de sal a outros públicos, nunca esquecendo que o alvo fundamental deste trabalho é o consumidor”, salientou.

Além disso, e ainda no que ao sal diz respeito, José Mesquita Bastos indicou que é também intenção da nova direção da SPH iniciar um processo de intervenção junto das crianças.

“Pretendemos, a nível das cantinas escolares do país, identificar e definir quais os alimentos com sal que as crianças e os adolescentes comem mais frequentemente”, explicou, em declarações à Just News.

E acrescentou: “Posteriormente, vamos tentar desenvolver uma estratégia com psicólogos e psiquiatras, para nos ajudarem a perceber o seu perfil e a forma mais eficaz de lhes fazer chegar a mensagem.”



No que respeita à formação dos profissionais de saúde e à divulgação científica que constituem, a par da intervenção junto da população, os objetivos da SPH, o novo presidente fez referência a vários projetos já colocados em curso e a que esta nova equipa pretende dar continuidade, salientando a criação e o reforço da rede dos países de lusofonia, a realização de formações para profissionais de saúde no interior do país, nomeadamente para internos das várias especialidades, assim como a organização de fóruns de índole formativa, utilizando a nova plataforma de streaming.

No final do seu discurso, José Mesquita Bastos agradeceu a todos os que nele “confiaram” e “aceitaram” para liderar a nova Direção da SPH. “É certo que saberemos estar à altura da concretização das intenções expressas e assim poderemos continuar a escrever a história desta sociedade a que muito nos orgulhamos de pertencer”, concluiu.

José Mesquita Bastos é cardiologista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, assumiu a presidência da SPH para o biénio de 2015/2017, sucedendo a Fernando Pinto, que assumiu funções no período de 2013/2015.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda