Cepheid Talks

Melhorar a eficiência organizacional no SNS requer a «valorização das pessoas»

Partilhar perspetivas sobre "como podemos integrar práticas promotoras da melhoria da eficiência das organizações de saúde". Este é o principal propósito do IV Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), afirma Áurea Andrade, enfermeira diretora deste centro hospitalar.
 
Para a responsável, não há qualquer dúvida: "O desafio da eficiência só se concretizará se houver uma forte consciência da multiprofissionalidade e interdisciplinaridade na abordagem dos processos de trabalho e na sua gestão aos diferentes níveis."

Nesse sentido, e "movidos por estes ideais", refere Áurea Andrade, "consideramos necessário promover a reflexão e o debate sobre estas questões envolvendo todos os profissionais que contribuem com a sua ação para concretizar a missão do SNS".


Áurea Andrade

Surge, assim, o lema da reunião que se realiza dia 31 de janeiro: "Comunicação e eficiência organizacional no SNS". O objetivo é que este seja um contributo para a "criação de ambientes de trabalho em que o enfoque nos profissionais e a sua eficiência organizacional sejam um desígnio".
 
O Encontro, cuja inscrição é gratuita, tem início com uma sessão sobre a eficiência organizacional e os "desafios para o futuro do SNS". Um painel que decorrerá sob a moderação de José Ribeiro, enfermeiro diretor do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e presidente da Associação de Diretores de Enfermagem.

Além de conferências sobre a motivação profissional e a comunicação nas organizações, a iniciativa inclui uma mesa redonda intitulada "SNS - Enfoque nos profissionais - uma prioridade".

Reunir profissionais "das mais diferentes áreas da saúde"

Promovido pela Direção de Enfermagem do CHUC, o Encontro "Comunicação e eficiência organizacional no SNS" pretende atingir um público vasto. Nesse sentido, visa "reunir o maior número de profissionais, das mais diferentes áreas da saúde, envolvidos nos diferentes processos de trabalho aos diferentes níveis das instituições de saúde".

Desta forma, e procurando reforçar "a consciência da importância da valorização das pessoas", peritos nas áreas de comunicação, motivação e eficiência organizacional, partilharão as suas ideias.

Segundo Áurea Andrade, o objetivo é que estes oradores convidados contribuam para um debate profícuo no sentido de "fornecer uma perspetiva desafiadora sobre como podemos integrar práticas promotoras da melhoria da eficiência das organizações de saúde".
 


O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição (gratuita) pode ser efetuada aqui.
Para mais informações: direnfermagem@chuc.min-saude.pt


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda