KRKA

Médicos de família lançam «Porta Aberta à Cardiologia» em Braga

“Porta Aberta à Cardiologia” é o primeiro curso de uma iniciativa do Núcleo de Internos do ACES Cávado I – Braga (NIBraga), que vai decorrer, online, no próximo dia 17 de outubro.

“Um dos principais objetivos é estreitar a ligação entre os cuidados de saúde primários (CSP) e os hospitalares”, afirma Jorge Hernâni-Eusébio, presidente do NIBraga, em declarações à Just News.

“Porta Aberta à …” será uma iniciativa periódica do NIBraga em formato crash-course, com o intuito de o Núcleo ser “mais um vetor de promoção de ciência no ACES Cávado I – Braga, assim como extramuros”, refere o médico.

“Começámos pela Cardiologia, mas vamos abranger outras áreas fundamentais à prática da Medicina Geral e Familiar (MGF), como forma de se apostar na atualização de conhecimentos de médicos internos e especialistas”, assegura Jorge Hernâni-Eusébio.


Jorge Hernâni-Eusébio

Para o interno de 3.º ano de MGF, é também a oportunidade de se criarem “laços de proximidade entre os cuidados primários e hospitalares, para assim se otimizar a prestação de cuidados aos utentes”.

Como explica: “No caso da Cardiologia, é essencial que o médico de família saiba integrar os sintomas do utente e a eles juntar uma correta interpretação dos resultados de exames (como ECG, Holter ou Ecocardiograma), para conseguir discernir o que é passível de ser seguido nos CSP e o que de facto exige referenciação para a consulta hospitalar.”

O contacto com colegas do hospital é também uma forma de, na prática clínica, poderem falar uns com os outros para esclarecerem dúvidas. “A troca de impressões permitirá certamente otimizar a referenciação à consulta da especialidade.”

O curso vai ser online por causa da pandemia e destina-se a especialistas e internos de MGF, mas não só. “Também já temos colegas de Medicina Interna e alunos de Medicina inscritos. Na prática, está aberto a quem estiver interessado nesta temática.”

Com a duração de 4 horas, no final haverá lugar a avaliação, apesar de ser opcional, e a inscrição é gratuita, podendo ser efetuada até ao final do dia 14 de outubro. A lista dos temas a abordar e oradores, todos do Hospital de Braga, pode ser consultada aqui.


Secretária-geral e elementos do Núcleo de Gestão do NIBraga: Ana Filipa Fontes (secretária-geral), Jorge Hernâni-Eusébio (presidente), Débora Barreto Oliveira (vice-presidente) e Rosana Dantas (vogal)

 “Queremos representar todos os colegas internos de MGF”

Apesar de o Núcleo ter sido criado apenas em dezembro de 2019, "Porta Aberta à..."  não é o primeiro projeto do NIBraga.

“O Novo Normal” foi um projeto de intervenção na comunidade que teve lugar em junho de 2020, numa colaboração institucional entre o NIBraga, a Câmara Municipal de Braga, a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Cruz Vermelha Portuguesa e o ACES Cávado I - Braga. Esta iniciativa levou dezenas de médicos internos de MGF ao encontro da população bracarense com o objetivo de a informar quanto a medidas a ter na prevenção da propagação da covid-19.


O NIBraga engloba diferentes departamentos, como “Formação e Ciência”, “Ação Comunitária”, “Comunicação e Imagem”, “Social e Cultural” e de “Internato Médico” e esperam-se novos projetos.

“Queremos representar todos os colegas internos de MGF que façam o seu internato em Braga, apoiando-os também (mas não só) na divulgação de projetos e trabalhos científicos, para que estes possam alcançar uma maior dimensão”, salientou o responsável.

O presidente do NIBraga destaca ainda que, neste pouco tempo de existência, o Núcleo já criou “uma ligação estreita” com o próprio ACES Cávado I – Braga, tendo este sido já um “parceiro institucional imprescindível no desenvolvimento do projeto “O Novo Normal” e do “Porta Aberta à …”.




Jornal Médico dos cuidados de saúde primários - jornal distribuído em todas as unidades de cuidados primários do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda