KRKA

Medicina Narrativa: Jornadas sobre o que «verdadeiramente importa a quem sofre e a quem cuida»

O Auditório do Hospital Lusíadas Lisboa acolhe, dias 20 e 21 de janeiro de 2023, a 1.ª edição das Jornadas de Medicina Narrativa - Story, Health and Healing.

De acordo com a Comissão Organizadora, o objetivo é que a iniciativa seja "uma oportunidade de recentrar o foco dos cuidados de saúde no que verdadeiramente importa a quem sofre e a quem cuida: Ser e Estar ao longo do percurso de uma doença, seja aguda ou crónica, integrando sempre a história da Pessoa no Cuidar".

Desta forma, será promovida uma reflexão "sobre a necessidade e sobre diferentes modos de integração na rotina profissional de histórias que cuidam, ou seja, histórias que nos permitem ver a realidade através de diferentes perspectivas, aprofundando a nossa humanitude".

As jornadas terão a participação de "pensadores, cientistas, humanistas de excelência, que contribuirão certamente para enraizar as reflexões e alicerçar um percurso que se estenderá para lá dos dias 20 e 21 de janeiro de 2023".

Na apresentação desta iniciativa, é ainda prestado um esclarecimento sobre o significado da Medicina Narrativa: "Enquanto abordagem e prática de cuidados de saúde ancoradas na atenção à linguagem e às histórias, e na representação do que cada um vive e experiência, promove a construção de uma verdadeira relação terapêutica entre quem cuida e quem é cuidado, integrando a vulnerabilidade, a responsabilidade e o respeito no cerne desta relação."



A dinamização deste evento bilingue, com apresentações em Inglês e Português, está a cargo de Margarida Lobo Antunes, diretora clínica do HLL, de Abel Abejas, presidente da Comissão de Ética do HLL e coordenador da EIHSCP - Equipa Intra-hospitalar de suporte em Cuidados Paliativos desta unidade hospitalar, e de Susana Teixeira Magalhães, coordenadora do Grupo de Estudos e Reflexão em Medicina Narrativa (GERMEN).

O programa pode ser consultado aqui.


Contacto: knowledgecenter@lusiadas.pt

A inscrição pode ser efetuada aqui.

As jornadas estão abertas a qualquer profissional de saúde, sendo gratuitas para os colaboradores do grupo Lusíadas Saúde.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda