KRKA

Medicina Interna: nova coordenação do NIMI com internos de norte a sul do País

Aproximar os internos de todas as regiões é um dos objetivos do novo coordenador do Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), António Grilo Novais. Em declarações à Just News disse mesmo que foi “estratégico ter uma equipa com internos de norte a sul do País”.

Além de todo um trabalho de continuidade das anteriores coordenações, António Grilo Novais salientou a importância de se lutar contra as assimetrias regionais na formação dos internos. “Queremos ajudar, em termos de formação e de investigação, quer quem esteja num hospital central como num periférico.”

E acrescentou: “Para isso é preciso conhecermo-nos todos, sabermos o nome de cada um e a que unidade pertencemos, como já defendia o Ricardo Fernandes, o anterior coordenador.”


A nova equipa do NIMI. Em pé: Francisco Silva, Paulo Almeida e Pedro Oliveira. Sentados: José Sousa, Leila Duarte e António Grilo Novais (ausente: Marina Boticário).

António Grilo Novais tem consciência que a realidade da formação assistencial não é idêntica em todas as unidades hospitalares, daí este investimento em se criar oportunidades para todos. “É também uma forma de levar a cabo um outro objetivo do nosso mandato, que é o de valorizar a Medicina Interna.”

O responsável realçou, relativamente à investigação, que “a carga assistencial está a dificultar a realização de trabalhos”. E, comentou, teria “todo o interesse em se alocar mais horas para esta vertente investigacional, existindo inclusive da parte dos serviços de Medicina Interna um maior incentivo para tal”.

Continuando, António Grilo Novais mencionou que é “essencial dar valor a uma especialidade tão fulcral na Saúde e que é o pilar dos hospitais”. Uma meta que implica também informar a população sobre o que é a Medicina Interna e o papel destes médicos.


António Grilo Novais e Ricardo Fernandes

Dentro dos objetivos do mandato está ainda a realização de eventos, como o Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna (ENIMI), que terá a sua 13.ª edição entre 12 e 14 de julho, em Aveiro, e a receção aos novos internos.

A participação e colaboração com outros núcleos da SPMI também é parte integrante do programa da nova equipa que, como frisou o coordenador, é “de máxima confiança”.

Elementos do NIMI:
António Grilo Novais – Interno 2.º Ano, Centro Hospitalar Tondela-Viseu
Pedro Oliveira – Interno 2.º Ano, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho
Paulo Almeida - Interno do 4.º Ano, Centro Hospitalar Baixo Vouga
Leila Duarte - Interna do 2.º Ano, Centro Hospitalar Lisboa Norte
Marina Boticário – Interna do 4.º Ano, Hospital Distrital de Santarém 
Francisco Silva – Interno do 3.º Ano, Unidade Local de Saúde do Alto Minho
José Sousa – Interno do 3.º Ano, Centro Hospitalar Universitário do Algarve


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda