KRKA

Medicina Familiar: «A proximidade com os utentes faz da MGF uma especialidade fulcral»

“A Medicina não é só uma Ciência, mas também uma Arte e a Medicina Geral e Familiar (MGF) é a especialidade que melhor personifica esta afirmação”, afirmou Paulo Pessanha, presidente das IV Jornadas Multidisciplinares de MGF. O responsável falou na sessão de abertura do evento, que contou com a presença de Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos.

Assinalando-se hoje o Dia do Médico de Família, Paulo Pessanha começou por enaltecer o papel destes especialistas perante os 1500 participantes das Jornadas, híbridas, que decorreram, presencialmente, no Porto.

“A vivência diária com os doentes, a proximidade com a família e seu modo de vida, faz com que a MGF seja uma especialidade fundamental e fulcral em qualquer Serviço Nacional de Saúde (SNS)", sublinhou o médico.


Paulo Pessanha

“Family Doctors, Always There to Care”

Tendo em conta que o lema da WONCA para o Dia do Médico de Família 2022 é “Family Doctors, Always There to Care”, salientou a dedicação diária dos especialistas em MGF, que estão “sempre na linha da frente”, abrindo “as portas do SNS” aos doentes.

Defendeu, assim, que “apenas com uma MGF forte e de qualidade se poderá assegurar uma política de saúde concertada e orientada para o doente, permitindo uma prestação de cuidados de excelência”.

Continuando, ressalvou, também, a necessidade de se dar melhores condições de trabalho como forma de “dignificar a carreira de MGF”.




Bastonário da OM em defesa das “elevadas competências”

O mesmo pedido foi feito por Miguel Guimarães, que, inclusive, lembrou que o SNS conta com profissionais de “elevadas competências e responsabilidades”, que têm de ser valorizadas.

O representante dos médicos mostrou, ainda, a sua indignação por não se dar melhores condições aos profissionais de saúde, em particular aos MF; tendo destacado o que diz ser "um excesso de funções administrativas e burocráticas, num sistema de informação que deve sofrer alterações".

Deixando uma mensagem no final, apelou a que os médicos se mantenham “firmes e unidos”.


Miguel Guimarães

Recorde-se que as Jornadas Multidisciplinares de MGF começaram há 4 anos, sendo “um evento da MGF para a MGF”, como disse Paulo Pessanha na sua intervenção, contando com a participação de especialistas hospitalares de diversas áreas.

“A articulação com os cuidados hospitalares é fundamental e fulcral, sendo encarada como uma parceria, uma troca de conhecimentos e experiências, tendo como objetivo principal o melhor tratamento e atitude perante o nosso doente”, enfatizou.


Miguel Guimarães com os três presidentes das Jornadas: Manuel Viana, Paulo Pessanha e Rui Costa

O evento, que é já um "marco incontornável na atualização de conhecimentos científicos dos médicos de família", decorre entre hoje e sábado, terminando com a entrega de Prémios aos melhores trabalhos.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda