KRKA

Maratona da Saúde cria prémios de investigação na área do cancro em Portugal

A associação sem fins lucrativos Maratona da Saúde acaba de abrir concurso para um conjunto de prémios destinados a financiar os melhores projetos científicos na área da investigação em cancro. Os Prémios Maratona da Saúde 2014 para a Investigação em Cancro conhecem este ano a primeira edição e terão um valor total de 100 mil euros.

A verba disponível resulta dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde, transmitido pela RTP em março de 2014, e de outras iniciativas desenvolvidas por esta associação. O concurso para atribuição destes prémios está aberto à comunidade científica até ao dia 31 de outubro e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Os Prémios Maratona da Saúde foram criados com o objetivo de promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina. Na primeira edição destes prémios serão distinguidos os melhores projetos de investigação na área do cancro, sendo incentivadas as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação sediadas em Portugal e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras. Os Prémios destinam-se a investigadores e médicos que se proponham desenvolver um projeto de investigação autónomo sob sua responsabilidade numa instituição sediada em Portugal.

A avaliação das candidaturas é realizada por um júri proposto pela Fundação para a Ciência e Tecnologia constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. Depois de seriados os melhores projetos a concurso, o Conselho Científico e a Direção da Maratona da Saúde validam a decisão do júri e terão a decisão final na atribuição dos prémios. O processo de avaliação e seleção é baseado em vários critérios, entre os quais o mérito científico dos candidatos e o impacto que o trabalho de investigação proposto poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção do cancro.

Angariar fundos para a investigação biomédica

Em 2014, a Maratona da Saúde associou-se à RTP para lançar uma iniciativa inédita em Portugal que visa, através de um espetáculo solidário anual de muitas horas (maratona televisiva) sensibilizar a sociedade e angariar fundos para a investigação biomédica, essencial no combate a doenças ainda sem cura. Em cada ano a Maratona da Saúde dedicar-se-á a um tema específico, sobre o qual será delineado um plano de atividades. A primeira edição foi dedicada ao Cancro e nos próximos anos serão abordados temas como a Diabetes, as Doenças Cardiovasculares, Doenças Neurodegenerativas (Parkinson, Alzheimer, Autismo), e Doenças auto-imunes (Asma, Esclerose Múltipla, Alergias).

Em março de 2014, o espetáculo solidário da Maratona da Saúde, transmitido em direto da Aula Magna pela RTP e pela RTP Internacional, contou com o apoio de milhares de Portugueses que se juntaram a esta causa, e com muitos parceiros que tornaram possível a organização deste evento. Durante as mais de 9 horas de emissão foram realizados mais de 230 mil donativos de todo o mundo através de chamadas telefónicas para o número de valor acrescentado e para os Call Centers, gentilmente cedidos pela Fundação PT, os quais contaram com mais de 100 voluntários ao nível nacional. A Caixa Geral de Depósitos e a Pricewaterhouse Coopers (PwC) também se juntaram a esta maratona televisiva na gestão e auditoria de todos os donativos que foram efetuados.

“Agradecemos o contributo de todos os que tornaram possível realizar este espetáculo e agradecemos também a todos os portugueses que contribuíram com os seus donativos. O seu envolvimento comprova que acreditam na capacidade da ciência que se faz em Portugal e nas descobertas que abrem novos caminhos à prevenção, ao diagnóstico e às terapêuticas de doenças que não têm cura definitiva”, refere António Coutinho, Presidente da Maratona da Saúde.

Para além do evento televisivo, a Maratona da Saúde desenvolveu, ao longo desta edição, um conjunto de iniciativas nas comunidades locais, sensibilizando para a importância da prevenção da doença e da investigação científica na descoberta de novos avanços.

Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados ao longo de todo ano através de chamadas de valor acrescentado para o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda